De acordo com presidente da estatal, general Juares Aparecido de Paula Cunha, a expectativa é de que os Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) possam chegar a contar com um quadro de pessoal com 86 mil servidores. Atualmente é de R$ 1
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), que completa 50 anos nesta quarta-feira, 20 de março, pode ter uma redução de aproximadamente 20% do seu quadro de pessoal. A informação é do presidente da estatal, general Juares Aparecido de Paula Cunha que, em declaração para o jornal Folha de São Paulo, disse que o número ideal de servidores é de 85 mil empregados. Atualmente, o total é de 105 mil, o que equivale a uma redução de aproximadamente 20 mil pessoas, dentro de um processo de reestruturação da empresa, já em andamento.
De acordo com a publicação, as entregas de cartas, telegramas e outras mensagens, que correspondem aos setores nos quais a empresa conta com monopólio, caíram de 8,9 bilhões em 2012 para 5,7 bilhões em 2018.
Dentro do processo de reestruturação está prevista a redução da quantidade de unidades, sendo fechadas aquelas que contarem com outras próximas. Em um segundo passo, aproximadamente 6 mil servidores deverão ser deligados, dentro de um processo com quatro etapas.
Na primeira será feita a realocação dos servidores que trabalham nas agências que serão extintas. No segundo haverá a possibilidade de cessão de pessoal para outros órgãos. Quem continuar em condição indefinida poderão participar de uma nova etapa de um plano de demissão incentivada. Por fim, poderá ser considerada a extinção de cargos. “Não estamos muito preocupados com essa redução por enquanto. O mais importante agora é ver quantos elementos são necessários para a atual estrutura e colocar esses elementos no lugar certo”, disse Cunha.
LEIA TAMBÉM
Devido a planos de demissão voluntária, o quadro de pessoal, que era de 126 mil em 2013, já teve um corte de 20 mil servidores.
Embora o presidente Jair Bolsonaro já tenha cogitado em privatizar a estatal, durante a campanha eleitoral, o presidente da instituição não considera esta possibilidade que, segundo ele, seria muito difícil e prejudicaria o papel social da empresa.
Correios
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos: Atendente,
Operador,
Carteiro
Áreas de Atuação: Administrativa,
Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental,
Ensino Médio,
Ensino Técnico,
Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.