MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Correios pode ter redução de até 20 mil servidores

De acordo com presidente da estatal, general Juares Aparecido de Paula Cunha, a expectativa é de que os Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) possam chegar a contar com um quadro de pessoal com 86 mil servidores. Atualmente é de R$ 1

Fernando Cezar Alves
Publicado em 20/03/2019, às 14h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), que completa 50 anos nesta quarta-feira, 20 de março, pode ter uma redução de aproximadamente 20% do seu quadro de pessoal. A informação é do presidente da estatal, general Juares Aparecido de Paula Cunha que, em declaração para o jornal Folha de São Paulo, disse que o número ideal de servidores é de 85 mil empregados. Atualmente, o total é de 105 mil, o que equivale a uma redução de aproximadamente 20 mil pessoas, dentro de um processo de reestruturação da empresa, já em andamento.


De acordo com a publicação, as entregas de cartas, telegramas e outras mensagens, que correspondem aos setores nos quais a empresa conta com monopólio,  caíram de 8,9 bilhões em 2012 para 5,7 bilhões em 2018.

Dentro do processo de reestruturação está prevista a redução da quantidade de unidades, sendo fechadas aquelas que contarem com outras próximas. Em um segundo passo, aproximadamente 6 mil servidores deverão ser deligados, dentro de um processo com quatro etapas.

Na primeira será feita a realocação dos servidores que trabalham nas agências que serão extintas. No segundo haverá a possibilidade de cessão de pessoal para outros órgãos.  Quem continuar em condição indefinida poderão participar de uma nova etapa de um plano de demissão incentivada. Por fim, poderá ser considerada a extinção de cargos. “Não estamos muito preocupados com essa redução por enquanto. O mais importante agora é ver quantos elementos são necessários para a atual estrutura e colocar esses elementos no lugar certo”, disse Cunha.

Devido a planos de demissão voluntária, o quadro de pessoal, que era de 126 mil em 2013, já teve um corte de 20 mil servidores.

Embora o presidente Jair Bolsonaro já tenha cogitado em privatizar a estatal, durante a campanha eleitoral, o presidente da instituição não considera esta possibilidade que, segundo ele, seria muito difícil e prejudicaria o papel social da empresa. 

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Correios

Correios
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Atendente, Operador, Carteiro
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

03/09/2019 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.