Localizada no interior do
Estado de São Paulo, a cerca de 175 km da capital paulista, a
Prefeitura de Conchal lançou edital de concurso para preencher cinco vagas no ofício de docente. As contratações serão realizadas pelo regime estatuário, que garante estabilidade no emprego.
Para exercer o cargo de
professor de educação básica II nas disciplinas de artes (4) e geografia (1) é necessário ter
licenciatura plena com habilitação específica na área. A função apresenta remuneração de R$ 829,90 para jornadas de trabalho de 60 horas mensais.
As inscrições para o
concurso da Prefeitura de Conchal já estão abertas. Os interessados devem se cadastrar até 5 de fevereiro pelo site da organizadora
MGA Concursos (www.mgaconcursospublicos.com.br). A taxa de participação no valor de R$ 48 deve ser paga até o próximo dia útil após o encerramento das inscrições.
A seleção dos candidatos será realizada por meio da aplicação de prova escrita objetiva no dia 28 de fevereiro, das 14h às 17h. O exame terá 40 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Os inscritos também serão submetidos a avaliação de títulos.
Atribuições do cargo
De acordo com o
edital do concurso, compete ao professor da educação básica da
Prefeitura de Conchal exercer, nas unidades e programas de educação básica da rede pública, atividades de docência, com as seguintes atribuições de referência: pautar sua atuação docente para que o ensino seja ministrado segundo os princípios de: a) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; b) liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; c) pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; d) respeito à liberdade e apreço à tolerância; e) valorização do profissional da educação escolar; f) gestão democrática; g) garantia de padrão de qualidade; h) valorização da experiência extraescolar; e i) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. O professor também deve participar da elaboração e implementação da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino em que atuar; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem das crianças sob sua orientação; estabelecer estratégias especiais de desenvolvimento para crianças PNEs; ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; conhecer e cumprir o regimento e o calendário escolar; planejar, organizar e executar ações inerentes ao desenvolvimento integral das crianças sob sua orientação em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, com vista à construção de sua identidade e sua autonomia; acompanhar e registrar o desenvolvimento das crianças; ministrar aulas desenvolvendo programas de ensino, de acordo com a orientação técnico-pedagógica; preparar planos de aula, em consonância com o currículo em desenvolvimento; avaliar os alunos, verificando sua aprendizagem e seu desenvolvimento; manter contato com os pais das crianças, a fim de mantê-los informados sobre o desenvolvimento de seus filhos; participar de atividades extraclasse; manter-se atualizado no conhecimento da legislação e das técnicas e métodos de ensino e de aprendizagem; criar e/ou aplicar recursos didáticos atuais e adequados; sugerir medidas que visem à melhoria da Educação Básica na Rede Pública; executar outras tarefas correlatas.
Siga o JC Concursos no Google News