Terminam nesta sexta-feira (6), às 16h, as inscrições do
concurso público do
Tribunal de Justiça do Estado São Paulo (
TJ/SP), que visa a contratação de profissionais para o cargo de
escrevente técnico judiciário. A exigência da carreira é de, no mínimo,
ensino médio completo.
Os interessados no
concurso do TJ/SP devem garantir participação pelo site da banca organizadora, a Fundação
Vunesp (www.vunesp.com.br). As inscrições só serão efetivadas após o pagamento da taxa no valor de R$ 50.
No
edital consta 345 vagas, distribuídas entre a 2ª e a 10ª Região Administrativa Judiciária, que engloba 274 municípios do interior e litoral do Estado, mais as cidades de Franco da Rocha, Cajamar, Francisco Morato e Caieiras, localizadas na Grande
São Paulo.
Prepare-se para o concurso do Tribunal de Justiça
Provas Anteriores do TJSimulado para TJAPOSTILAS CONCURSO TJ/SP - ESCREVENTEInicialmente, estavam previstas cerca de 600 vagas (apenas para litoral e interior). Porém, o órgão ainda aguarda uma decisão, por parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobre os remanescentes dos concursos de 2012 e 2013, que pleiteiam o direito de nomeações. Desta forma, o TJ resolveu divulgar o edital com um número menor de oportunidades, ressaltando a existência desta pendência e que os aprovados no novo certame poderão ser nomeados ainda durante a vigência das nomeações dos remanescentes, desde que não existam mais candidatos a serem convocados na respectiva região.
Salário
A função de
escrevente apresenta remuneração de R$ 3.878,07 para trabalhar 40 horas semanais e, além disso, oferece auxílios para alimentação, saúde e transporte
Atribuições do escrevente do TJ/SP
Os selecionados para ocupar o posto serão responsáveis por executar atividades relacionadas à organização dos serviços que envolvam as funções de suporte técnico e administrativo às unidades do Tribunal de Justiça; dar andamento em processos judiciais e administrativos; atender ao público interno e externo; elaborar e conferir documentos; controlar a guarda do material de expediente; atualizar-se quanto à legislação pertinente à área de atuação e normas internas.
Seleção
O processo seletivo será dividido em duas etapas. Na primeira os candidatos farão uma avaliação objetiva de caráter eliminatório e classificatório.
O exame está previsto para ser aplicado no dia 26 de abril nas cidades sedes das Regiões Administrativas Judiciárias, que são Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Veja também: TJ/SP abre concurso com 30 vagas de contador judiciárioA prova objetiva terá 100 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, conhecimentos em direito (direito penal, direito processual penal, direito processual civil, direito constitucional, direito administrativo e normas da corregedoria geral da justiça) e conhecimentos gerais (atualidades, matemática, informática e raciocínio lógico).
Os aprovados no
concurso do TJ/SP serão submetidos, ainda, a prova prática de formatação e digitação de texto.
Cotas
Do total de oportunidades, 50 são reservadas para pessoas com necessidades especiais, que podem se inscrever no concurso desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do cargo.
Os concorrentes nessa condição deverão comunicar a deficiência, especificando-a na ficha de inscrição e, no período das inscrições, encaminhar via Sedex ou pessoalmente à Fundação VUNESP (Rua Germaine Burchard, 515, São Paulo/SP, CEP 05002-062) relatório médico atestando a espécie, o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Preparação para o concurso
Quem deseja se inscrever na seleção tem uma grande aliada na busca pela aprovação: a prova do
último concurso do TJ/SP, realizado no fim de 2014, com vagas somente na capital e Grande São Paulo.
Como o conteúdo programático é idêntico, tentar resolver o exame pode ser a melhor forma de testar seus conhecimentos e chegar mais bem preparado para a prova. Para auxiliar os candidatos, o JC oferece a
correção da prova objetiva do último concurso do TJ/SP.
Se, mesmo com a correção, sentir dificuldade em alguma disciplina, não deixe de conferir as
dicas de estudo para a prova de escrevente.
*Matéria atualizada em 6 de março de 2015 às 09h58minSiga o JC Concursos no Google NewsSobre Vunesp
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.