MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Eleições 2020: o que propõem os candidatos a prefeito do Rio para concursos

Eduardo Paes (DEM), Marcelo Crivella (Republicanos) e Martha Rocha (PDT) lideram corrida eleitoral na capital fluminense, segundo pesquisa Datafolha. Veja propostas dos postulantes ao Executivo envolvendo a contratação de novos servidores

Eleições 2020 - sede da Prefeitura do Rio de Janeiro
Eleições 2020 - sede da Prefeitura do Rio de Janeiro - Divulgação

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br
Publicado em 09/11/2020, às 14h13 - Atualizado em 10/11/2020, às 08h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com 4,8 milhões de eleitores, o município do Rio de Janeiro, segundo maior colégio eleitoral do país – atrás apenas de São Paulo –, começa a definir em 15 de novembro, data do primeiro turno das eleições 2020, seu futuro político para os próximos quatro anos.

Na semana passada, o JC Concursos iniciou uma série de publicações apresentando um resumo das propostas dos candidatos a algumas das principais cidades do país em relação a concursos e contratação de funcionários. A primeira cidade abordada foi a capital paulista (leia a matéria aqui).

Baseada nos programas de governo entregues à Justiça Eleitoral, a análise tem como foco principal as ideias dos concorrentes a prefeito para as áreas de educação, saúde e segurança – setores do funcionalismo público que concentram a maioria dos servidores.

O resumo se debruça sobre as diretrizes dos programas de governo dos três candidatos que lideram as intenções de voto. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada em 5 de novembro, estão à frente na corrida eleitoral:

  • Eduardo Paes (DEM), com 31% da preferência dos eleitores;
  • Marcelo Crivella (Republicanos), que registra 15%;
  • e Martha Rocha (PDT), tendo 13%.

Eduardo Paes

  • Educação: O candidato afirma que pretende “colocar mais 3.000 professores em sala de aula até 2022 para reduzir o número de alunos por turma e garantir o ensino de matérias em que há falta de profissionais”.
  • Saúde: Uma das propostas do programa de governo para a área é “recontratar mil médicos e 5 mil profissionais de saúde já no primeiro ano de mandato”.
  • Segurança: Paes promete "melhorar a segurança urbana através do aprimoramento do patrulhamento na rua feito pela Guarda Municipal", porém não menciona a realização de concurso público.

+ Leia a íntegra do programa de governo clicando neste link

Marcelo Crivella

  • Educação: O candidato diz que irá “ampliar o quadro dos agentes auxiliares de educação especial com realização de concurso público".
  • Saúde: O programa de governo propõe a criação e a ampliação de diversas unidades de saúde, mas não entra em detalhes sobre a contratação dos profissionais necessários para trabalhar em tais serviços.
  • Segurança pública: Se reeleito, o atual prefeito do Rio promete criar o programa “Recruta Carioca”, com o objetivo aumentar o efetivo da Guarda Municipal. O objetivo é absorver, preferencialmente, egressos das Forças Armadas para contratos temporários. No documento em que esboça a síntese dos seus planos à frente do Executivo, Crivella não menciona, no entanto, a abertura de novos concursos para a área.

+ Leia a íntegra do programa de governo clicando neste link

Martha Rocha

  • Saúde: O plano de governo propõe “ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade, fortalecendo a atenção básica e a Estratégia de Saúde da Família”, além de “recompor quadros profissionais”, mas não entra em detalhes sobre a realização de concursos.
  • Educação: A candidata reconhece que a melhoria da qualidade da educação no município passa, entre outras medidas, pelo aumento dos investimentos na área. Ela estabelece como meta "buscar a progressiva recomposição de quadros efetivos", porém não fala especificamente sobre concursos.
  • Segurança: Ex-delegada, Martha Rocha foi chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro entre 2011 e 2014. Ela defende a criação de um programa de modernização da Guarda Municipal, envolvendo desde a aquisição de equipamentos até o "aumento do efetivo disponível para o patrulhamento das ruas". Seu programa de governo, porém, não detalha o planejamento para novos processos seletivos.

+ Leia a íntegra do programa de governo clicando neste link

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos autorizadosconcursos abertosconcursos 2023

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.