Novos concursos do Governo Federal devem ser anunciados no decorrer dos próximos dias, segundo ministra da Gestão, Esther Dweck
Além das seleções em andamento e dos certames já autorizados, novos concursos do Governo Federal devem ser autorizados no decorrer dos próximos dias, ainda em setembro. A confirmação foi feita nesta quarta-feira, 4 de setembro, pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, durante evento de lançamento do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais Federais, em Brasília DF.
Durante o evento, disse a ministra:
"Teremos novos concursos autorizados em breve. Talvez tenha mais autorizações neste mês de setembro.Nós tivemos uma recentemente, ampliamos, na verdade, as vagas pro Ibama e ICMBio, provavelmente teremos outros autorizados neste mês "
Embora a ministra não tenha antecipado quais órgãos poderão ser contemplados, uma das grandes expectativa é pelo concurso para os cargos administrativos da Polícia Federal (PF).
LEIA TAMBÉM
Além disso, diversas outros órgãos já contam com certames autorizados recentemente, como a Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Chico Mendas de Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Vale ressaltar que, no último dia 15 de agosto, a ministra já havia antecipado que a intenção do governo é publicar o edital de um segundo Concurso Nacional Unificado em março, com aplicação das provas em agosto de 2025. "Inicialmente achavamos que maio era um bom mês para a aplicação de provas, mas agora sabemos que, em virtude das condições meteorológicas previstas em todo o país, agosto é um mês melhor" ,disse, na ocasião.
"Vamos fazer um balanço das provas do primeiro concurso. Por enquanto nossa análise é bastante positiva. Mas aprendemos muito com esse concurso e melhorias poderão ser feitas em uma próxima seleção. Temos muita vontade de realizar um novo. Mas é importante lembrar que a adesão dos órgãos é voluntária. Então conforme formos autorizando novas seleções vamos conversando com os órgãos sobre a possibilidade de realizar um novo concurso unificado no ano que vem. Em 2026 seria mais difícil realizar, por se tratar de ano eleitoral", explicou.
Siga o JC Concursos no Google Newsconcursosconcursos federaisconcursos 2024provas anterioresMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.