MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Projeto exige aplicação de provas em todas as capitais

O projeto de lei foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e agora deve retornar ao Senado. Determinação valeria apenas para concursos federais

Fernando Cezar Alves
Publicado em 07/05/2015, às 12h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Foi aprovado, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, na última terça-feira, dia 5 de maio, o projeto de lei 2349/07, que determina que nos concursos públicos de cunho federal sejam aplicadas provas em todas as capitais, desde que sejam registrados pelo menos 50 candidatos na localidade.

A proposta enquadra toda a administração direta dos três poderes da união, suas autarquias e fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Também vale para o Tribunal de Contas da União (TCU) e para o Ministério Público da União (MPU).

O projeto foi aprovado em caráter conclusivo, atendendo a um substitutivo da comissão de trabalho, administração e serviço público. O texto original previa a aplicação de provas em capitais com pelo menos 50 inscritos para os cargos federais. Porém, o texto aprovado estende a obrigatoriedade para todos os cargos do Governo Federal. Com a mudança estabelecida pelo substitutivo, a proposta agora deve retornar ao senado, para análise, uma vez que é de autoria do senador Mão Santa (PMDB/PI).

Veja também:
PL das terceirizações: saiba como fica o funcionalismo

O texto aguarda aprovação desde 6 de novembro de 2007, quando apresentado no plenário da Câmara. De acordo com as justificativas do projeto, seu objetivo é promover “a igualdade de competição entre os postulantes a cargos no âmbito da união”, a fim de garantir a isonomia que deve nortear os respectivos processos seletivos e minimizar a possibilidade de os candidatos sofrerem discriminação em decorrência do local onde residem.

O substitutivo determina que, em caso de capitais que não atingirem o mínimo de 50 candidatos, a forma de aplicação das provas deverá ser determinada em critérios antecipadamente divulgados por meio do edital de abertura de inscrições.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Provas

Provas
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

06/05/2016 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.