Tudo Sobre

Concurso INCRA

Servidores pressionam Incra por novo concurso

Último concurso foi realizado em 2010, mas servidores apontam, entre outras demandas, a necessidade de reposição do quadro de efetivos



Reinaldo Matheus Glioche
Publicado em 04/10/2013, às 15h01

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, recebe pressões da Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (Cnasi) e da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) para promover reestruturação de plano de cargos e carreiras,implementação de melhorias e mais provimento de cargos no órgão. As negociações, que também apresentam outros objetivos, se dão tanto na esfera do Incra como no âmbito do governo federal.

Até pouco tempo atrás, o Incra alimentava a expectativa de promover um novo concurso público. Mesmo depois da prorrogação da validade da última seleção –que agora vigora até 29 de dezembro – o órgão se movimentava pela liberação de um novo concurso.

Se as nomeações dos aprovados no certame homologado em 2010 seguem seu ritmo – em setembro houve mais convocações – essas negociações esfriaram. Ao JC&E, o órgão admitiu que, neste momento, não há nenhuma inclinação à obtenção de aval do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para um novo concurso público. É aí que entram Cnasi e Condsef que foram diretamente ao MPOG no fim de agosto para discutir a reestruturação dos quadros de servidores do Incra e a necessidade de reposição dos mesmos.

Na última semana, servidores do Incra fizeram manifestação em Brasília, em frente a Esplanada dos Ministérios, por melhorias no plano de saúde dos servidores do órgão.

A agenda apresenta muitas demandas e de concreto o MPOG acenou com novas reuniões. A próxima deve acontecer no início de outubro e, à medida que a validade do concurso realizado em 2010 se aproxima do fim, cresce a expectativa de que um novo concurso público seja anunciado como parte do pacote de melhorias para os quadros do Incra.

Mais detalhes

De acordo com dados do Cnasi, o Incra tem hoje cerca de 5.500 servidores ativos e precisaria de cerca de outros 2 mil para atuar com eficiência mais satisfatória. Era justamente esse o número de vagas que estava na mesa de negociações entre Incra e governo no início do ano e que, agora, é uma sombra nessa negociação pulverizada.

A última seleção, que foi organizada pelo Instituto Cetro, teve 550 vagas distribuídas por todo o país nos níveis médio e superior.

+ Resumo do Concurso INCRA

INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

04/10/2014 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas