Comissão formada por candidatos aprovados no último concurso do INSS promoverá manifestação em Brasília para reivindicar admissão de 500 profissionais. Ato está previsto para começar às 8h
A Comissão dos Aprovados no Concurso do INSS 2016 (CA-INSS 16) realiza nesta sexta-feira (17), em Brasília/DF, a partir das 8h, uma passeata para reivindicar a nomeação de candidatos habilitados no último processo seletivo do Instituto Nacional do Seguro Social.
Promovido pelo Cespe/UnB, o concurso em questão foi aberto no fim de 2015 e registrou mais de 1 milhão de inscrições. O edital ofereceu 950 vagas para todo o país, sendo 800 para técnico e 150 para analista. Até novembro de 2016, o INSS já havia nomeado 450 profissionais.
Em dossiê elaborado pela comissão, o déficit de servidores no quadro do INSS é apontado como principal motivo para justificar a necessidade de contratação imediata dos demais 500 aprovados dentro do número de postos previstos no edital.
Segundo o documento, dados de junho de 2016 do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC/INSS) revelam que o órgão possui mais de 19 mil cargos vagos, dos quais 12,1 mil para técnico e 2,2 mil para analista.
“Você vai a agências do INSS em todo o Brasil e observa que faltam funcionários. De dez cadeiras que deveriam estar ocupadas por servidores, apenas duas ou três estão, mesmo com as agências lotadas. Isso é absurdo”, diz um dos organizadores do evento, Bruno Rodrigo Mosmann, aprovado para a carreira de técnico.
O resultado final do concurso foi publicado em 4 agosto de 2016. A partir dessa data, começou a ser contabilizada a validade da seleção, que é de um ano, prorrogável por mais um, a critério do INSS.
Embora o período para nomeação dos aprovados esteja distante do seu encerramento, Mosmann explica que a admissão do grupo de 500 profissionais foi um compromisso assumido pelo ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Diogo de Oliveira.
“Ele [Oliveira] prometeu à comissão de aprovados e ao presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, que as nomeações seriam liberadas entre janeiro e fevereiro, mas já estamos na terceira semana de março”, afirma.
A concentração para a passeata ocorrerá em frente à Catedral de Brasília. O ato está previsto para terminar às 14h. Segundo Mosmann, no roteiro do grupo estão os prédios dos Ministérios do Planejamento e do Trabalho, além do próprio INSS. “Queremos chamar a atenção da opinião pública para a importância dessa situação”, completa.
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.