MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Nunca antes na história deste país

Eu estou nesse mundo de concurseiro desde 1997 e, ao longo destes quase 20 anos, pude perceber algumas transformações no cenário dos concursos

Daniel Sena
Publicado em 03/03/2016, às 11h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Eu estou nesse mundo dos concursos públicos desde 1997, quando iniciei meu estudo e passei no meu primeiro concurso, com 18 anos de idade, que foi o da CAESB (Companhia de Água e Esgoto de Brasília). Só para você ter uma ideia, quem realizou essa prova foi o Cespe, e a maioria de vocês nem sonhava em fazer concurso público. 
Desde os primórdios da minha caminhada como concurseiro, eu venho tendo contato e experiências com tudo atrelado aos concursos públicos e pude perceber, ao longo destes quase 20 anos, algumas transformações no cenário do mundo dos concursos. E é sobre isso que gostaria de falar com você hoje, sobre as mudanças que o universo dos concursos tem sofrido e que tem afetado diretamente a nossa forma de se preparar para as provas.
A primeira grande transformação que pude perceber é que nunca antes na história deste país tivemos tantos concursos públicos. Se compararmos o governo federal atual com os anteriores, é possível perceber que houve um grande aumento na contratação de novos servidores. Na verdade, no governo do PT, entre 2003 e 2014, houve um aumento de 355% na admissão de novos servidores federais quando comparado ao governo do FHC. E gostaria de deixar claro que não estou fazendo aqui uma apologia partidária, até porque nunca me liguei a qualquer partido político e, diante de toda sujeira que estamos vendo, não tenho coragem de defender qualquer partido ou político brasileiro. A única coisa que estou fazendo aqui é uma constatação histórica, analisando os fatos. Verdadeiramente, os últimos anos foram anos gloriosos para os concurseiros do Brasil. 
Outra situação que percebi é que nunca antes na história deste país tivemos tantas pessoas se preparando para concurso público. Isso pode ser percebido com tranquilidade ao vermos as estatísticas de inscritos nos concursos. No certame do INSS, concurso que acabou de encerrar seu período de inscrição, já tínhamos mais de um milhão de pessoas inscritas há quinze dias antes de se encerrarem as inscrições. Isso é um aumento considerável na quantidade de inscritos quando comparado ao último concurso do INSS, em 2012, que tinha aproximadamente 900 mil inscritos. Este dado nos faz perceber que a cada dia mais pessoas se interessam pelos concursos, seja pela estabilidade garantida ao possuir um cargo público, seja pela possibilidade de uma boa remuneração, ou mesmo pelo interesse em determinadas carreiras públicas. Fato é que a crise dos últimos anos tem aumentado o nível de desemprego no país e todo esse pessoal tem enxergado nos concursos uma grande oportunidade de mudar de vida.
Também percebi, durante esses anos, que nunca antes na história deste país tivemos tantos cursinhos preparatórios e materiais para ajudar os concurseiros a atingirem sua aprovação. Só para você ter noção, quando comecei a estudar para concurso público, morava em Brasília, conhecida por ser a capital dos concursos. Nessa época, para fazer provas antigas, eu tinha que baixá-las na internet discada e isso demorava uma eternidade. Hoje, você contrata um site, ele organiza as questões para você e ainda te dá a resposta comentada. Havia poucos cursinhos presenciais espalhados pela cidade e algumas apostilas disponíveis no mercado. Olhe hoje como está tudo diferente! Há centenas de bons cursinhos preparatórios presenciais, online, apostilas de todas as formas, técnicas e métodos de estudo que auxiliam os alunos e toda sorte de ferramentas que possibilitam um aumento na performance do aluno e garantem melhores chances de disputar uma vaga. Hoje, os candidatos estão muito mais preparados do que os de antesm porque hoje existem infinitos recursos a mais do que na época em que comecei minha caminhada.  
Diante de todas estas constatações, eu deixo aqui a última e a mais importante para você: nunca antes na história deste país você teve tanta chance de transformar sua vida profissional através de um concurso como está tendo agora. Sim, esse é o seu melhor momento. Essa é a sua hora. Essa é sua chance mais perfeita para passar em um concurso. Apesar do corte promovido pelo governo federal, você pode ter certeza de uma coisa, os concursos não acabarão. Esse corte não será nem percebido por aqueles que estão focados na preparação. Apenas os mais distraídos se importarão com as últimas notícias de suspensão dos concursos. Concurseiro ligado está estudando! E hoje você tem acesso a excelentes ferramentas de estudo, que podem chegar até você em qualquer lugar do Brasil. Ou seja, a sua aprovação, como sempre, só depende de você e ela quer te encontrar. Costumo dizer que a sorte de um concurseiro aparece quando a prova o encontra preparado. Então, ao invés de se preocupar com a realização dos concursos ou mesmo com a aprovação, preocupe-se com a preparação. É ela que te proporcionará a maravilhosa sensação de ser aprovado e de se tornar servidor público.  Até porque, deixo aqui uma pergunta: se o seu concurso saísse hoje, você já estaria preparado para a prova?
Então, meu querido, se você quer realmente ser aprovado, aproveite essa chance que a vida está te dando, porque nunca antes na história deste país houve uma oportunidade tão maravilhosa para você mudar de vida, e isso só depende de você!
Daniel Sena, coordenador do Focus Concursos, professor de direito constitucional e especialista em concursos públicos. Facebook: /ProfDanielSena. Twitter: @ProfDanielSena. YouTube: ProfDanielSena.
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.