MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

OAB publica edital do 39° Exame de Ordem Unificado; veja detalhes

Bacharéis em direito, ainda que pendente a colação de grau, e estudantes do último ano do curso ou dos dois últimos semestres podem se inscrever

Saiu novo edital do Exame de Ordem da OAB
Saiu novo edital do Exame de Ordem da OAB - Divulgação
Douglas Terenciano

Douglas Terenciano

douglas@jcconcursos.com.br

Publicado em 29/08/2023, às 10h03 - Atualizado às 10h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) publicou o edital de abertura do 39º Exame de Ordem Unificado. Bacharéis em direito, ainda que pendente a colação de grau, e estudantes do último ano do curso ou dos dois últimos semestres podem se inscrever. Confira, a seguir, todos os detalhes!

1ª fase do 39º Exame de Ordem Unificado

A primeira fase consiste em prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 19 de novembro, com 80 questões sobre disciplinas obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito. Serão abordadas questões sobre direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito, Estatuto da Advocacia, regulamento geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

2ª fase do 39º Exame de Ordem Unificado

Os aprovados farão a etapa subjetiva ou prova prático-profissional, na data provável de 21 de janeiro de 2024. Examinandos deverão elaborar uma peça profissional e responder quatro questões escritas discursivas. Para a prova subjetiva serão apresentadas situações-problema e compreenderão as seguintes áreas: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

Saiba mais - Para ambas as avaliações, a duração máxima será de cinco horas, das 13h às 18h, respeitando o horário oficial de Brasília. Os locais da prova objetiva e da prova prático-profissional geralmente são anunciadas dias antes da realização dos exames. É importante salientar que de acordo com o edital, o local e a data de realização das avaliações poderão sofrer alterações, se necessário.

Vale ressaltar que o candidato não aprovado na prova prático-profissional poderá computar o resultado obtido na prova objetiva do próximo Exame de Ordem. Os procedimentos para requerer o reaproveitamento do resultado de aprovação na primeira fase do último Exame de Ordem Unificado serão dispostos em edital complementar a ser publicado oportunamente.

A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) novamente será responsável pela organização do Exame de Ordem e, caso haja qualquer divergência quanto ao requerimento ou dúvidas, o examinando poderá entrar em contato pelo e-mail examedeordem@fgv.br.

Como se inscrever no 39º Exame de Ordem da OAB?

Os bacharéis em direito, ainda que pendente a colação de grau, e estudantes do último ano do curso interessados em prestar o 39º Exame de Ordem Unificado da OAB devem efetuar a inscrição no período de 4 a 11 de setembro, exclusivamente no site http://oab.fgv.br. O valor da taxa de participação é de R$ 295.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso XXXIX Exame de Ordem Unificado

OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Até R$ 295,00
Cargos: Advogado
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: FGV
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

04/09/2023 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
11/09/2023 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
19/11/2023 Prova Adicionar no Google Agenda
21/01/2024 Prova Adicionar no Google Agenda
oab

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.