MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Conheça o perfil do novo ministro do Planejamento

O novo integrante da equipe econômica do país foi anunciado em novembro e substituirá Miriam Belchior. Um dos seus papéis será a liberação de concursos federais

Camila Diodato
Publicado em 05/12/2014, às 16h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Órgão responsável por liberar autorização para a abertura de novos concursos públicos, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) terá um novo ministro a partir de 2015. Em nota oficial, publicada em 27 de novembro no Blog do Planalto, a presidente Dilma Rousseff anunciou que Nelson Barbosa assumirá, no próximo ano, o posto atualmente ocupado por Miriam Belchior.

Após trabalhar, até 2013, ao lado do ministro da Fazenda, Guido Mantega, o ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda voltará a fazer parte da equipe econômica do país no segundo mandato da presidente da República.


Destaque: Edição Digital do Jornal dos Concursos.  

Nelson Henrique Barbosa Filho nasceu em 1969 na cidade do Rio de Janeiro. Ele se formou em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concluiu o mestrado na mesma universidade e fez doutorado na New School of Social Research, em Nova Iorque.

Na área profissional, Barbosa já exerceu funções acadêmicas e do poder federal. Atuou como professor-adjunto de matemática e econometria da New School University (Nova Iorque), foi professor-assistente do Saint Francis College, em Nova Iorque, e desde 2002 é professor-adjunto no Instituto de Economia da UFRJ.

Veja também: os cinco concursos mais aguardados para 2015

O economista trabalhou como analista do Banco Central (1994 a 1997), chefe-adjunto da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento (2003) e assessor da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – este último entre 2005 e 2006.

Fora esses cargos, Nelson Barbosa atuou como secretário-adjunto de Política Macroeconômica e Análise de Conjuntura (2006 a 2007), secretário de Acompanhamento Econômico (2007) e secretário de Política Econômica (2008 a 2010).

Em 2011, chegou ao posto de secretário-executivo do Ministério da Fazenda, segunda função mais importante do órgão, ficando abaixo apenas do ministro Guido Mantega – que ingressou no cargo em 2006 e continuará até o fim deste ano. Na pasta, Barbosa foi um dos responsáveis pela elaboração dos pacotes para combater a crise financeira de 2008, além dos programas de Aceleração do Crescimento (PAC), Minha Casa e Minha Vida.

Suas experiências ainda incluem passagens pelo Conselho do Banco do Brasil (2009 a 2013), onde foi presidente, e pelo Conselho de Administração da Vale (2011 a 2013).

Depois que deixou de ser secretário da Fazenda, Barbosa passou a atuar como professor da Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP), professor-adjunto do Instituto de Economia (IE/UFRJ), pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) e membro dos conselhos de administração da Cetip e do Banco Regional de Brasília (BRB).

Concurso


Diversos órgãos federais – como INSS, PRF, Abin, Receita Federal, IBGE e MTE – estão com grande defasagem de pessoal e, por tal motivo, pretendem lançar editais de concurso em 2015. O único empecilho para a realização dos processos seletivos é a autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Com a chegada de Nelson Barbosa no MPOG, é grande a expectativa para que ele prossiga com os trabalhos da ainda ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e dê maior importância à liberação dos concursos, já que muitos órgãos sofrem com a carência de profissionais, o que tem atrapalhado o atendimento à população.

Exemplo da falta de profissionais pode ser visto no INSS, que, atualmente, tem um déficit de mais de 10.000 servidores e as consequências estão sendo refletidas nas pessoas, pois diversas unidades funcionam precariamente e não conseguem atender todas as solicitações.
Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso MPOG

MPOG
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

05/12/2015 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.