MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Organize-se! Ainda dá tempo de preparar-se para o INSS

A três meses da aplicação das provas do concurso do INSS, professora dá dicas para quem ainda está pensando em começar a estudar

Viviane Rocha
Publicado em 17/02/2016, às 13h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News
Essas dicas são para todos que desejam fazer parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que está com edital publicado e data de prova definida.
Se você ainda não conseguiu realizar sua inscrição para concorrer a uma das 800 vagas para técnico do INSS não perca tempo, você tem até o dia 22 para inscrever-se no concurso e organizar seus estudos, sua prova será dia no dia 15 de maio, no período da tarde e a duração é de 3h30.
O tempo para prova é razoável e um bom planejamento pode ajudar a iniciar ou intensificar os estudos nesse período de três meses.
Algumas dicas são fundamentais para que você monte seu planejamento de estudos:
1. Prepare um quadro e faça um calendário onde seja possível relacionar todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, de hoje até a data da prova, para que você marque e organize, mais facilmente, suas atividades fixas (trabalho, lazer, atividades físicas, etc), seus horários de estudos (aulas, estudo em casa, revisão, simulados) e eventuais compromissos. Vale lembrar que devem ser respeitados os horários de sono, alimentação e os intervalos durante o estudo para que esse estudo resulte em aprendizado.
2. Rotina de estudos: você deverá, de acordo com sua realidade, separar tempo para o estudo da teoria, resolução de questões e de provas anteriores de todos os conteúdos que versarão sua prova. Relacione as disciplinas, adquira um material teórico de qualidade e comece a estudar, seguindo seu planejamento. 
O planejamento do estudo deve ser feito de forma objetiva. Não adianta uma programação que estabeleça uma quantidade de “x” horas de estudo diário, se você não possui esse tempo disponível. Por isso, no planejamento, o primeiro passo é definir claramente o tempo que será utilizado para o estudo.
3. Inicie sua preparação pelas matérias consideradas mais básicas como português, até porque ajudam a compreender outras disciplinas e alterne o estudo de matérias teóricas, que demandam mais leitura, com o estudo de matérias exatas, como raciocínio lógico. 
4. Divida os horários e disciplinas de forma que você consiga estudar e/ou repassar todas as disciplinas semanalmente ou quinzenalmente, reservando mais tempo para as mais longas, mais difíceis ou com maior quantidade de itens no concurso, como é o caso de direito previdenciário.
5. Resolução de exercícios e fixação de conceitos: você potencializará sua preparação incluindo resolução de exercícios em sua rotina de estudos, ou seja, estude a teoria memorizando conceitos, regras e dados importantes e resolva o máximo de exercícios que você conseguir. Segundo alguns professores, os exercícios são a forma rápida para a assimilação da matéria estudada e permitindo que você avalie sua evolução (percentual de acertos) no tema estudado.
6. Estratégia de resolução de prova: mantenha a calma, você terá que responder 120 itens (50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos) no dia 15/05, durante 3h30, no período da tarde. Você estudou durante esses três meses e sabe quais disciplinas seu rendimento está maior, comece pelas que você considere mais fáceis e/ou que você se sente mais seguro, com conteúdo bem assimilado, assim você manterá sua motivação e o seu entusiasmo para terminar a prova com sucesso.
7. Controle o tempo: além de analisar e responder os 120 itens em 210 minutos você ainda tem que passar o gabarito. Faça durante sua preparação simulações que te remetam a esse contexto, você perceberá quanto tempo precisa para cada uma das etapas de sua prova, ou seja, resolver as questões e passar o gabarito.
Muitas pessoas ficam assustadas com o estilo dessa banca. Você não precisa e não deve entrar em pânico. Estude a teoria, faça exercícios e resolva questões de concursos anteriores que foram organizados pelo Cespe/UnB, assim você acostumará ao estilo “certo e errado” e eliminará possíveis dúvidas de interpretação antes da sua prova.
Não esqueça de algo importante: comemore cada uma de suas vitórias, comemore a absorção dos conteúdos, comemore o aumento nos números de acertos nas disciplinas, enfim, comemore a evolução de seu aprendizado rumo à realização desse sonho, ser um funcionário público.
Viviane Rocha é professora de técnicas de estudo na Central de Concursos
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.