Oportunidades para formandos em Medicina, Nutrição, Odontologia e Enfermagem
Profissionais com graduação em Medicina, Enfermagem, Nutrição e Odontologia do Distrito Federal e região podem começar a estudar para o processo seletivo para 412 vagas do programa de Residência 2009 da Secretaria de Estado da Saúde do DF. As inscrições podem ser feitas de 13 a 27 de outubro.
Vagas
Há 211 vagas disponíveis para programas de residência médica de acesso direto.Nessa modalidade há oportunidades para Acupuntura (2), Anestesiologia (14), Cirurgia Geral (24), Clínica Médica (51), Dermatologia (2), Genética Médica (1), Medicina da Família e da Comunidade (4), Neurocirurgia (3), Neurologia (6), Obstetrícia e Ginecologia (30), Oftalmologia (6), Ortopedia e Traumatologia (12), Otorrinolaringologia (1), Patologia (3), Pediatria (39), Psiquiatria (7) e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (6).
LEIA TAMBÉM
Além dessas vagas destacadas, há mais 32 retidas, reservadas para os candidatos que estão prestando o serviço militar e que, em caso de desbloqueio, poderão ser ocupadas pelos candidatos aprovados nesse processo seletivo. São elas: Cirurgia Geral (12), Clínica Médica (3), Obstetrícia e Ginecologia (4), Ortopedia e Traumatologia (9), Otorrinolaringologia (1), Pediatria (2) e Psiquiatria (1).
Outras 56 vagas destinam-se a programas de residência com exigência de pré-requisito. Para Clínica Médica, há vagas para: Cancerologia Clínica (2), Cardiologia (5), Endocrinologia (4), Gastroenterologia (3), Hematologia e Hemoterapia (2), Nefrologia (6), Pneumologia (2) e Reumatologia (3).
Já para Cirurgia Geral, há chances para as seguintes especialidades: Cirurgia de Cabeça e Pescoço (1), Cirurgia Cardiovascular (3), Cirurgia Pediátrica (2), Cirurgia Plástica (3), Cirurgia Torácica (1), Cirurgia Vascular (3), Coloproctologia (2) e Urologia (3).
Também existem vagas na especialidade Cancerologia Pediátrica (2) – exige residência médica em Pediatria; e Mastologia (2) e Medicina Intensiva (6) – para ambas, exige-se residência em Cirurgia Geral ou Obstetrícia e Ginecologia.
Para Cardiologia (Clínica Médica), há mais uma vaga (além das cinco citadas), reservada para candidatos que estão prestando o serviço militar.
Por fim, são ofertadas 57 vagas para programas de residência com referentes a anos adicionais e opcionais em áreas de atuação, distribuídas entre as seguintes especialidades: Alergia e Imunologia Pediátrica (4), Cardiologia Pediátrica (2), Cirurgia Geral (2), Endoscopia Digestiva (1), Endoscopia Respiratória - Cirurgia Torácica (1) e Pneumologia (1), Gastroenterologia Pediátrica (3), Hematologia Pediátrica (2), Hepatologia (1), Infectologia Pediátrica (1), Medicina do Adolescente (2), Medicina Fetal (4), Medicina Intensiva Pediátrica (8), Nefrologia Pediátrica (2), Neonatologia (10), Neurofisiologia Clínica (4), Neurologia Pediátrica (2), Pneumologia Pediátrica (2), Reprodução Humana (4) e Reumatologia Pediátrica (1).
Enfermagem, Nutrição e Odontologia
Também são disponibilizadas 56 vagas para programas de residência em Enfermagem – nas especialidades Bloco Cirúrgico (2), Cirúrgica (6), Clínica (6), Emergência (6), Neonatologia (3), Neurocirurgia (2), Obstetrícia (5), Pediatria (3) e UTI (6) –, Nutrição – na especialidade Clínica (15) e Odontologia – especialidade Cirurgia Bucomaxilofacial (2).
Inscrições
As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pelo site da empresa organizadora do concurso, a Edudata (www.edudata.com.br). O interessado no programa de residência médica deve informar seu número de inscrição no conselho da categoria, caso o possua, RG, CPF e nome da instituição onde se graduou ou ainda cursa o último ano ou semestre. É necessário pagar taxa de participação no valor de R$ 88,50, cujo boleto está disponível na internet e pode ser pago em qualquer agência bancária – a confirmação da inscrição será informada on-line três dias após o pagamento.
Há reserva de 20% do total de vagas oferecidas para portadores de necessidades especiais.
As provas escritas objetivas serão aplicadas em 16 de novembro, às 9h, no Distrito Federal e terão três horas de duração. O local será divulgado até dez dias antes do exame, pelo site da organizadora.
No dia seguinte ao exame, o gabarito será divulgado na internet. Os resultados serão divulgados em 1º de dezembro, também pelo site. A escolha do local de realização do programa de Residência Médica será entre 12 e 16 de janeiro, de acordo com a especialidade escolhida.
Para os aprovados no programa de Residência em Enfermagem, a escolha do local de atuação será no dia 26 de janeiro, e para os aprovados na Residência em Nutrição será no dia 27 de janeiro. Os aprovados no programa de Residência em Odontologia atuarão no Hospital de Base do Distrito Federal.
Siga o JC Concursos no Google News
Saúde
Vagas: 412
Taxa de inscrição:
R$ 88,50
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Saúde
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Edudata
Estados com Vagas: DF
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.