Diversas áreas

SEED RR: edital de professor segue em compasso de espera

Novo concurso para docentes deverá ser realizado por determinação do Tribunal de Contas, em decorrência da excessiva realização de processos seletivos para temporários

Fernando Cezar Alves
Publicado em 31/08/2018, às 10h39

Inicialmente previsto para ser publicado em julho, o edital do novo concurso público da Secretaria Estadual de Educação e Desportos de Roraima (SEED/RR) segue em preparação. A expectativa é de que o concurso seja iniciado ainda neste semestre,  para o preenchimento de vagas para cargos de professores efetivos, para atuar nas séries finais dos ensinos fundamental e médio. Mesmo com o atraso, a seleção precisa ocorrer, em virtude de uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR), de 22 de maio, que dava um prazo de 60 dias para o início do cedrtame, ou seja, até a segunda quinzena de julho.


O motivo que levou o TCE/RR a determinar a necessidade de realização de novo concurso para docentes é o excesso de processos seletivos realizados no estado para contratação de professores em caráter temporário. De acordo com informações do órgão, a relatora do processo, conselheira Cilene Lago Salomão, constatou a publicação de 15 editais para docentes temporários, sem que fosse realizado concurso público para preenchimento efetivo. “O que podemos concluir é que, na verdade, o governo do Estado vem promovendo sucessivas contratações temporárias para atender o serviço de caráter essencial e permanente. A Seed não apresentou documentação e argumentos capazes de sanar as pendências que justificassem a não realização de concurso público”, disse.


Além disso, o órgão já havia desacatado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público (MP/RR), no qual se comprometia a realizar novo concurso público para professores até fevereiro deste ano.

Mais Lidas