Os termos integrantes da oração podem estar ligados ao verbo ou ao nome. Dividem-se em três categorias: complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva.
Complemento verbalOs complementos verbais são solicitados pelos verbos transitivos, pois são eles que precisam de complementos para que a informação fique completa. Assim, dependendo da transitividade do verbo, os complementos recebem nomenclaturas diferentes. Se um verbo é transitivo direto, seu complemento será um objeto direto, se um verbo é transitivo indireto, o complemento será um objeto indireto. Mas, caso o verbo seja bitransitivo, ele apresenta dois complementos, um objeto direto e outro indireto.
Objeto direto: ligado ao verbo transitivo direto sem o auxílio de preposição. João preencheu muitos cheques. Os homens encontraram o carro da polícia.
Objeto indireto: ligado ao verbo transitivo indireto com o auxílio de preposição. Os homens precisavam DE um martelo. As crianças pensavam EM uma nova brincadeira.
Alguns verbos são bitransitivos, ou seja, solicitam dois objetos em como complemento, um direto e outro indireto: As meninas entregaram as encomendas AOS comerciantes.
Complemento nominalO complemento nominal é um termo solicitado pelo nome para complementar a ideia mencionada, é como se fosse o objeto do nome. Vale acrescentar que o complemento nominal sempre será introduzido por preposição, essa é uma obrigatoriedade. A resposta AO diretor foi uma necessidade.
O complemento nominal poderá estar ligado a outras três classes de palavras para lhes completar o sentido. Essas classes são: substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio.
• Os substantivos abstratos são aqueles que expressam ideia de sentimento, ação, qualidade ou estado. Os sentimentos e as ações são os que mais pedem complemento. • Quando o complemento nominal está relacionado a substantivo abstrato, ele tem natureza passiva. • O complemento nominal será sempre preposicionado.
Recorde das preposições: A, ANTE, ATÉ, APÓS, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE, PARA, PER, POR, PERANTE, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS.
Agente da passivaTermo da oração que está relacionado a um verbo na voz passiva. Liga-se a ele por meio da preposição e indica o agente da ação verbal, por isso é chamado de agente da passiva. As preposições que introduzem o agente da passiva são: POR e DE.
João foi muito criticado
por Pedro. Agente da passiva
O menino foi perseguido
pelos cães.
Agente da passiva
Janaina Arruda é professora de língua portuguesa no AlfaCon Concursos PúblicosSiga o JC Concursos no Google News