Tudo Sobre

Concurso FATEC

70% dos aprovados estudaram na rede pública

A responsável pelo levantamento foi a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).



Redação
Publicado em 23/03/2009, às 11h09

A responsável pela organização dos processos seletivos das Etecs e Fatecs, a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), realizou um levantamento que traz conclusões otimistas para jovens carentes que sonham em ter acesso a uma educação de qualidade: nas Etecs, 77% dos mais de 53 mil aprovados no Vestibulinho para o 1º semestre de 2009 fizeram o ensino fundamental em escolas da rede pública; já no vestibular do mesmo período, 70% dos 7,5 mil aprovados para as Fatecs fizeram o médio em escolas da rede pública.

Para se ter uma ideia do que esses números representam, na Fuvest, o maior vestibular do País, apenas 30% dos 138 mil inscritos estudaram apenas em instituições públicas.

De acordo com o Centro Paula Souza, esse avanço se deve à preocupação do Governo do Estado em ampliar o acesso da população ao ensino público de qualidade. O intuito do Estado é dobrar o número de Fatecs até 2010, chegando a 52 unidades (eram 26 em 2006). Atualmente, são 46 Fatecs em funcionamento.

No caso das Etecs, a meta é chegar a 200 Etecs e 177 mil alunos.  Eram 126 unidades em 2006, hoje são 157.

Outro fator decisivo foi a implantação do Sistema de Pontuação Acrescida, que concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o estudante esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Luana Almeida

+ Resumo do Concurso FATEC

FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Paulo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

23/03/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas