A responsável pelo levantamento foi a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).
A responsável pela organização dos processos seletivos das Etecs e Fatecs, a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), realizou um levantamento que traz conclusões otimistas para jovens carentes que sonham em ter acesso a uma educação de qualidade: nas Etecs, 77% dos mais de 53 mil aprovados no Vestibulinho para o 1º semestre de 2009 fizeram o ensino fundamental em escolas da rede pública; já no vestibular do mesmo período, 70% dos 7,5 mil aprovados para as Fatecs fizeram o médio em escolas da rede pública.
Para se ter uma ideia do que esses números representam, na Fuvest, o maior vestibular do País, apenas 30% dos 138 mil inscritos estudaram apenas em instituições públicas.
De acordo com o Centro Paula Souza, esse avanço se deve à preocupação do Governo do Estado em ampliar o acesso da população ao ensino público de qualidade. O intuito do Estado é dobrar o número de Fatecs até 2010, chegando a 52 unidades (eram 26 em 2006). Atualmente, são 46 Fatecs em funcionamento.
No caso das Etecs, a meta é chegar a 200 Etecs e 177 mil alunos. Eram 126 unidades em 2006, hoje são 157.
LEIA TAMBÉM
Outro fator decisivo foi a implantação do Sistema de Pontuação Acrescida, que concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o estudante esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Luana Almeida
Siga o JC Concursos no Google News
FATEC
- Faculdade de Tecnologia de São Paulo
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado,
Ensino Fundamental,
Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.