MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mais de 200 serão preparados em Angra dos Reis (RJ)

Os participantes receberão aulas com conteúdo pertinente ao ensino médio e ensino militar-naval, em regime de internato, durante três anos. O objetivo é prepará-los para o curso de graduação da Escola Naval.

Redação
Publicado em 18/04/2011, às 11h50

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) abrirá a partir da semana que vem (sexta-feira, dia 29 de abril) as inscrições para seu processo seletivo 2011, que conta com 234 vagas para o Curso de Preparação de Aspirantes.

As aulas serão ministradas no Colégio Naval, que se situa em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. Os participantes receberão aulas com conteúdo pertinente ao ensino médio e ensino militar-naval, em regime de internato, durante três anos. O objetivo é prepará-los para o curso de graduação da Escola Naval.

O curso terá início no dia 27 de fevereiro do ano que vem. Ao fim dele, os aprovados receberão o certificado de conclusão do ensino médio e certificado de reservista naval.

Para participar - As inscrições serão aceitas até as 23h59 de 27 de maio em: www.ensino.mar.mil.br, no link “Concursos Externos”. A taxa de participação custa R$ 45 e o pagamento dela deve ser efetuado até o dia 1º de junho.

Poderá solicitar isenção desse valor candidatos que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e forem membros de família de baixa renda.

Entre os dias de 29 de abril e 27 de maio estará disponível no site da DEnsM o formulário de solicitação do benefício. Ele deverá ser preenchido e encaminhado por meio de carta registrada até 30 de maio para a Diretoria de Ensino da Marinha – Divisão de Inscrição – Rua Visconde de Itaboraí, nº 69, Centro, Rio de Janeiro (RJ), CEP: 20010-060. O requerimento deve conter indicação do número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, e declaração de que faz parte de núcleo familiar com condição econômica precária.

Perfil - Para se candidatar às vagas é necessário ser brasileiro e do sexo masculino; estar solteiro e não ter união estável; contar com 15 anos completos e menos de 18 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2012; ter concluído, com aproveitamento, o nono ano do ensino fundamental ou estar em fase de conclusão; dispor de bons antecedentes; receber autorização do responsável legal para incorporação na Marinha; e possuir CPF e documento oficial de identificação, com fotografia e dentro da validade.

Avaliação - O processo seletivo é constituído das seguintes etapas: prova escrita de matemática, estudos sociais, ciências e português; avaliação de expressão escrita; seleção psicofísica; e teste de suficiência física.

As provas começarão a ser aplicadas a partir das 10h15 - a avaliação de matemática acontecerá no dia 31 de julho e terá duração de três horas; a de estudos sociais, ciências, português e a de expressão escrita, no dia 18 de setembro, com duração de quatro horas. A seleção psicofísica ocorrerá entre os dias 21 de novembro e 16 de dezembro e o teste de suficiência física, entre 5 de dezembro e 10 de janeiro.

Dezessete cidades de todo o país sediarão o processo seletivo: Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia e Angra dos Reis (RJ); Vila Velha (ES); Salvador (BA); Natal (RN); Olinda (PE); Fortaleza (CE); Belém (PA); São Luís (MA); Rio Grande e Porto Alegre (RS); Florianópolis (SC); Ladário (MS); Brasília (DF); São Paulo (SP); e Manaus (AM).

Luana Almeida

Veja também:

Estágios/CE:Prefeitura oferece 75 vagas de estágio

Na mensalidade/SP:Cursinho realiza concurso para desconto de até 80%

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.