MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Conhecimentos de Português serão avaliados

Todos os estados e 98% dos municípios do país participarão da 1ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Redação
Publicado em 21/05/2008, às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Todos os estados e 98% dos municípios do país participarão da primeira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, que recebeu inscrições de professores até o início desse mês, num total que supera 200 mil. A competição também é promovida pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Itaú Social, a verdadeira dona dessa idéia. O número total de inscrições recebidas e escolas participantes está previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira, dia 26.

Criadora do prêmio Escrevendo o Futuro, nascido em 2002, a Fundação inspirou o MEC, que, motivado por seus resultados positivos, transformou o prêmio em Olimpíada e a incluiu em seu Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) como um dos procedimentos destinados a elevar a qualidade da educação básica no país.

Mais que um concurso, a Olimpíada é uma estratégia didática que visa investir na formação de professores de língua portuguesa e, conseqüentemente, melhorar o ensino e a aprendizagem da matéria. Os professores participantes recebem material especialmente desenvolvido por especialistas de sete universidade parceiras do MEC, com novas metodologias de ensino para estimular a leitura e a escrita, e desenvolvem atividades didáticas durante as aulas.

Estudantes dos ensinos fundamental (4a, 5a, 7a e 8a séries) e médio (2o e 3o anos) elaborarão textos (poesia, memória ou artigo de opinião) baseados no tema "O lugar onde vivo". Serão realizadas, ao todo, cinco etapas, até dezembro deste ano. Alunos e professores serão premiados com medalhas, coleção de livros, aparelhos microsystem, computadores, impressoras, viagem para capitais brasileiras e participação em oficinas e atividades culturais. As escolas em que estiverem matriculados os vencedores serão contempladas com laboratórios de informática e livros para a biblioteca. Os municípios de origem dos vencedores receberão selo concedido pelo MEC.

Lygia Roncel

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Olimpíada

Olimpíada
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

21/05/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.