MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Etecs/SP inscrevem a partir do dia 6

Inscrições até 17 deste mês para 56.075 vagas em cursos gratuitos em todo o Estado.

Redação
Publicado em 01/10/2008, às 15h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Começam na segunda, 6, as inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre de 2009 das Escolas Técnicas do Estado de São Paulo (Etecs).

Até o dia 17 deste mês, é possível candidatar-se as 56.075 vagas oferecidas – 16.043 para o ensino médio e 40.032 para o nível técnico, distribuídas entre 72 cursos gratuitos, sendo quatro deles inéditos: Cozinha e Modelagem do Vestuário (ambos em São Paulo, na Etec Carlos de Carlos), Produção de Cana-de-Açúcar (nas Etecs de Andradina, de Jales, Paraguaçu Paulista e Penápolis) e Serviços Imobiliários (em Praia Grande).

Do total de vagas, 1.690 foram aprovadas pelo Centro Paula Souza – órgão do Governo do Estado responsável pelo processo seletivo – após o fechamento do Manual do Candidato, portanto não constam da publicação.

Participam dessa seleção 150 Etecs e três classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, em parceria com a prefeitura ou empresas, sob a administração de uma Etec).

Novas nomenclaturas

Diversos cursos técnicos tiveram a nomenclatura atualizada para se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). A relação com os novos nomes dos cursos está no site www.centropaulasouza.sp.gov.br.

Quem pode participar

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o ensino médio, o candidato dever ter concluído o nível fundamental. Aqueles que pretendem concorrer às oportunidades de cursos técnicos precisam estar cursando a partir do 2º ano do ensino médio (ou já ter concluído esse nível de escolaridade).

Inscrições

O interessado deverá inscrever-se, das 13 às 21 horas – com exceção do sábado, domingo e feriado –, na secretaria da escola onde pretende estudar. É possível também fazer a inscrição pela internet, em www.vestibulinhoetec.com.br. No último dia (17/10), o prazo se encerra às 14 horas.

Para quem deseja candidatar-se a cursos técnicos na área de Agropecuária, como Agricultura, Agroecologia, Agroindústria, Agronegócios,  Agropecuária, Cafeicultura e Florestas, o período de inscrições segue aberto até o dia 29 deste mês. Nesse caso, o processo seletivo será centralizado nas respectivas unidades e o calendário/procedimentos serão diferenciados.

Para efetivar a inscrição, o candidato deve apresentar a ficha de inscrição preenchida, sem rasura, com o comprovante do pagamento da taxa (R$ 20), que poderá ser paga em qualquer agência bancária.

O Manual do Candidato custa R$ 5 (valor deverá ser recolhido em dinheiro) e traz uma folha de rascunho para o preenchimento preliminar da inscrição. O mesmo pode ser comprado, durante o período de inscrições, na secretaria de qualquer Etec.

Inclusão social

Candidatos ao Vestibulinho 2009 poderão beneficiar-se do “Sistema de Pontuação Acrescida”, no qual estudantes afrodescendentes têm um acréscimo de 3% à nota obtida na prova e oriundos da rede pública, 10% a mais em relação ao resultado conquistado no exame. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, o porcentual será de 13% a mais na nota final

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição. Também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente o ensino fundamental, de 5ª a 8ª série, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

Outras informações

Os candidatos inscritos no Vestibulinho farão prova no dia 16 de novembro. Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (capital e Grande São Paulo) e 0800-7722829 (demais localidades).

Rogerio Jovaneli

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Centro Paula Souza

Centro Paula Souza
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Não definido
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão

+ Agenda do Concurso

01/10/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.