Tudo Sobre

Concurso Enem 2007

Exame se realiza no próximo dia 26

No domingo que vem, dia 26, mais de 3,5 milhões de estudantes deverão participar do Enem (Exame Nacional do En



Redação
Publicado em 17/08/2007, às 13h49

No domingo que vem, dia 26, mais de 3,5 milhões de estudantes deverão participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. De caráter voluntário, a prova é oferecida anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já terminaram o ensino médio em anos anteriores, inclusive aqueles da educação de jovens e adultos (supletivo). A avaliação tem por objetivo verificar o nível de conhecimento, as competências e habilidades que os alunos adquiriram durante o ensino médio.

ProUni

Embora não seja obrigatório, o Enem ganha, cada vez mais, importância na vida de quem quer ingressar no ensino superior, mas que não dispõe de recursos para pagar as mensalidades cobradas por faculdades particulares. Isto porque a nota do exame é um dos requisitos obrigatórios para quem quer disputar as bolsas de estudo do ProUni, programa de bolsas do Governo Federal. Além disso, muitas instituições de ensino em todo o País utilizam a nota do exame como critério para o ingresso de alunos no ensino superior.

Na página do Enem na Internet (www.enem.inep.gov.br) é possível consultar a relação das escolas que usam a nota da prova para seus processos de seleção.

Dicas

De acordo com o professor Miguel Arruda, coordenador do Ensino Médio do Colégio Santo Américo, em São Paulo, o Enem estabelece 21 habilidades para serem avaliadas, todas relacionadas a cinco competências: dominar linguagens (textos, diagramas, gráficos etc.), compreender e interpretar fenômenos, solucionar problemas, construir argumentação e elaborar propostas. "Cada uma das 21 habilidades é avaliada por três testes. Assim sendo, o Enem é uma prova formada por 63 testes, além da elaboração de uma redação", explica Arruda.

Segundo ele, para o aluno se preparar adequadamente para o exame, é essencial que tenha contato prévio com esse tipo de teste. Assim, é importante que faça provas de anos anteriores, que podem ser encontradas no site do Enem na Internet. "Nesse endereço, também é oferecido um quiz composto por testes das provas anteriores escolhidos aleatoriamente".

Para o educador, o aluno que vai fazer o Enem precisa ir preparado para ler, com muita atenção, textos longos e também para examinar e comparar gráficos e tabelas. "Muitas vezes, a resposta é encontrada apenas com o que foi apresentado no enunciado do teste", diz.

Arruda lembra que há questões que exigem um raciocínio matemático relacionado à geometria, proporções e juros. Em outras, são cobradas respostas que exigem raciocínio matemático sem um conteúdo específico. "Aí, além do raciocínio, vale ler e interpretar o enunciado com muita atenção", alerta o coordenador do Santo Américo.

Em sua opinião, para fazer a prova, que demanda muita leitura e concentração, o aluno precisa estar em boa condição física. "É fundamental que tenha dormido e se alimentado bem nos dias anteriores à prova. Também é bom levar uma fruta ou uma barra de cereais e água para consumir durante o exame", finaliza Arruda.


Rogerio Jovaneli

+ Resumo do Concurso Enem 2007

Enem 2007
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.saber.srv.br
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda do Concurso

16/08/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas