MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inep divulga resultados do Enem 2008

Os resultados já estão disponíveis para consulta na internet.

Redação
Publicado em 21/11/2008, às 10h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão disponíveis para consulta na internet. Os interessados poderão acessar o endereço eletrônico do Inep (www.inep.gov.br) para conferir o seu boletim individual de desempenho, com as médias alcançadas na parte objetiva da prova e na redação. Para ter acesso a sua nota, o estudante precisa do número do CPF, número de inscrição no Enem ou dados pessoais informados no ato de inscrição.

Os estudantes receberão, a partir da próxima semana, pelos Correios, o boletim de desempenho. Pela internet também poderão ser consultadas as médias de desempenho nacional e por unidade de Federação, agregadas por situação do participante em relação à conclusão do ensino médio e o tipo de escola que cursou (pública ou privada).

Este ano, a média nacional da prova objetiva do Enem foi de 41, 69, em uma escala que vai de zero a cem. Na redação a nota foi 59,35. O Inep ressalta que os resultados do Enem não podem ser comparados ao longo dos anos em função da metodologia da prova, que pode ter níveis diferentes de dificuldade em cada edição.

Dos 2,9 milhões de participantes do Enem 2008, 56% concluíram o ensino médio em anos anteriores. Entre os alunos concluintes, 1,1 milhão, 77% são de escola pública. O desempenho desses estudantes na prova objetiva foi de 37,27 pontos, contra 56,12 pontos dos alunos que estão concluindo o ensino médio na rede privada.

Há ainda um terceiro grupo que participa da prova, os treineiros. São estudantes que só concluirão o ensino médio nos anos seguintes, mas participam do Enem como forma de auto-avaliação. Esses possuem as maiores notas: 45,43 na prova objetiva e 60,08 na redação.

O objetivo da prova é avaliar o desempenho do estudante no período em que termina os estudos dos ensinos básicos (Fundamental e Médio). O exame não é obrigatório, mas a maioria dos alunos aproveita a nota de desempenho para o vestibular, facilitando a conquista de uma vaga na universidade ou participar do ProUni.

Samantha Cerquetani

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.