MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscrições para Vestibular vão até sexta

As inscrições para o Vestibular 2008/2009 da UFABC serão recebidas somente até a próxima sexta-feira, dia 19.

Redação
Publicado em 17/09/2008, às 12h56

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As inscrições para o Vestibular 2008/2009 da UFABC serão recebidas somente até esta sexta-feira, dia 19, por meio do site da Vunesp (www.vunesp.com.br), empresa responsável pela realização do processo seletivo. A taxa, que é de R$ 90, pode ser paga em toda a rede bancária.

Vagas

Ao todo, a instituição oferece 1,5 mil vagas, metade delas em cada período - diurno e noturno.

A UFABC reservará 50% das vagas (750) a alunos oriundos de escolas públicas – parte delas destinadas a afro-descendentes e àqueles de ascendência indígena. Serão destinadas 500 vagas para estudantes que obtiveram aproveitamento igual ou superior a 90% no último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para esses casos, a inscrição é gratuita (ver regulamento no edital, disponível no final desta matéria).

As outras mil vagas restantes serão disputadas em processo seletivo normal (vestibular).

Provas

O Vestibular UFABC 2008/2009 consistirá de duas fases, sendo a primeira composta por prova objetiva, de Conhecimentos Gerais, e a segunda, dissertativa, constituída por duas provas de Conhecimentos Específicos e Redação.

Marcada para o dia 19 de outubro, a primeira fase do vestibular (prova objetiva) terá 90 questões objetivas, de múltipla escolha, cujo conteúdo programático atenderá ao que estabelece o Ministério da Educação (MEC) em termos de Diretrizes e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. O exame terá quatro horas de duração (das 14h às 18h).

Os candidatos poderão solicitar, no ato da inscrição, o aproveitamento da nota da prova objetiva do Enem (2005, 2006 ou 2007) para a primeira fase.

O resultado dessa etapa do vestibular será divulgado em 6 de novembro, no site da Vunesp. Serão convocados à 2ª fase os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50, numa escala de zero a 100 pontos, limitado ao número de três vezes o número total de vagas oferecidas, respeitando-se as reservas de vagas.

Já a avaliação dissertativa será realizada em dois dias: 6 e 7 de dezembro. A primeira prova, a ser aplicada no dia 6, com duração de quatro horas (das 14h às 18h), terá oito questões dissertativas de Matemática e mais oito testes dissertativos de Química, num total de 16 questões.

No dia 7, acontece a segunda prova, que terá duração de cinco horas (das 14h às 19h), sendo constituída por oito questões dissertativas de Física e mais oito de Biologia (total de 16 questões), além de uma Redação.

A pontuação do candidato obedecerá a uma escala de zero a 40, sendo que cada uma das 32 questão valerá um ponto e a Redação tem peso oito.

O participante que obtiver, na segunda fase, rendimento inferior a 10% na prova de Matemática ou na Redação estará desclassificado. O mesmo ocorre se o candidato zerar em quaisquer das avaliações.

A nota final será a média aritmética simples das notas obtidas na primeira e segunda fases. A lista de aprovados deverá ser divulgada em 16 de janeiro do ano que vem. No mesmo mês, os selecionados em primeira chamada efetuarão a matrícula entre os dias 21 e 24. O início das aulas será em fevereiro de 2009.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso UFABC

UFABC - Universidade Federal do ABC
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda do Concurso

17/09/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.