Tudo Sobre

Empregos Olimpíada

Mais de 18 milhões farão provas de Matemática

No dia 26 de agosto serão realizadas as provas da 1ª fase da 4ª edição da Obmep.



Redação
Publicado em 21/05/2008, às 15h00

No dia 26 de agosto serão realizadas as provas da 1a fase da 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), uma iniciativa do governo federal que visa estimular o interesse e o estudo dessa ciência por meio da resolução de problemas. As inscrições se encerraram na última sexta-feira e foram realizadas por escolas municipais, estaduais e federais de todo o país.

Já foram inscritos, segundo a Obmep, mais de 18 milhões de estudantes de 5a a 8a série do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio, número que já supera aquele registrado no ano passado – cerca de 17,3 milhões. Reconhecida como a maior olimpíada do gênero no mundo, atingiu, no ano passado, mais de 38 mil escolas em 99% dos municípios brasileiros.

A importância da Olimpíada foi reforçada na última semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, por intermédio de seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, pediu aos prefeitos que incentivassem as escolas de seus municípios a participar. Segundo Lula, a Olimpíada foi criada "justamente pensando em melhorar essa relação dos alunos com a matéria e mostrar que a matemática não é nenhum bicho de sete cabeças".

A segunda fase se realizará no dia 8 de novembro e os resultados estão previstos para fevereiro do próximo ano. Três mil alunos serão premiados com medalhas e convidados a participar de Programa de Iniciação Científica, que contará com bolsas concedidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Aos professores, o prêmio será um curso de aperfeiçoamento no Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada); às escolas, será um kit para exibição audiovisual e livros para a biblioteca; já as secretarias de educação municipais e estaduais receberão troféus.

Informações adicionais podem ser conferidas no site oficial: www.obmep.org.br.


Outra Olimpíada

Recebeu inscrições até o início desse mês, também, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que já está em sua 30a edição e é promovida pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelo Impa.

As provas desta competição, que contará com três fases, serão aplicadas de junho a outubro para alunos da rede pública ou privada, que cursem desde a 5a série do ensino fundamental até o ensino superior.

Em 2007, a OBM registrou a participação de 350 mil alunos de quase sete mil escolas espalhadas por todo o país. Os vencedores recebem medalhas, diplomas e livros, são convidados a participar da Semana Olímpica, em janeiro do próximo ano, além de disputarem uma vaga para representar o Brasil em competições como a Olimpíada Internacional de Matemática, que no ano passado teve cinco medalhistas brasileiros, e a Olimpíada Iberoamericana de Matemática, que na edição de 2007 teve quatro medalhistas – três deles de ouro.

Lygia Roncel

+ Resumo Empregos Olimpíada

Olimpíada
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

+ Agenda

21/05/2009 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

Comentários

Mais Lidas