MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Modalidade Urbana tem 250 mil vagas

O curso combina a formação do Ensino Fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania.

Redação
Publicado em 26/01/2009, às 14h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A 2ª etapa do ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) Urbano está com matrículas abertas para preenchimento de cerca de 250 mil vagas em todo o país.

O curso tem duração de 18 meses e combina a formação do Ensino Fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além de oferecer acesso à Informática.

Outro ponto positivo é que o aluno que entregar todos os trabalhos e tiver freqüência às aulas de 75% receberá um auxílio mensal de R$100.

Requisito

Para participar, o candidato deve ter entre 18 e 29 anos, saber ler e escrever e não ter concluído o Ensino Fundamental. O único documento necessário para se matricular é certidão de nascimento ou R.G.

Inscrições

O período de inscrição vai até o mês de março, em 82 municípios e 22 estados brasileiros. Dentro desse prazo, as cidades e estados estabelecerão as datas para realizar as matrículas dos alunos.

ProJovem

O Programa foi criado para enfrentar as altas taxas de abandono escolar e desemprego juvenil registradas no Brasil. Ele é o resultado da integração de diversos programas para a juventude do Governo Federal e tem como objetivo promover a reintegração desses jovens ao processo educacional, sem deixar de oferecer oportunidade de qualificação profissional e de desenvolvimento humano. 

Ele é destinado principalmente para jovens de famílias com renda mensal de até meio salário mínimo.

Histórico

Quatro modalidades compõem o Programa: Adolescente, Urbano, Campo e Trabalhador.

O ProJovem Urbano foi lançado no final de 2007, com a unificação dos programas Agente Jovem, Saberes da Terra, ProJovem, Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Juntos, esses programas atenderam, anteriormente, 467 mil jovens e, com a unificação, vão beneficiar mais de 3,5 milhões de jovens até 2010.

Sob coordenação da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o ProJovem Urbano é uma reformulação do antigo ProJovem, que em três anos matriculou mais de 237 mil jovens em todo o país.

Além da expansão do número de beneficiados, o novo Programa ampliou a faixa etária para 29 anos e abriu a possibilidade de matrícula para quem apenas sabe ler e escrever. Além disso, o aluno pode estar trabalhando formalmente, com carteira assinada, o que não era possível anteriormente.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento do ProJovem Urbano, no telefone 0800 722 7777, que funciona em todo o país, de segunda à sexta, das 7h às 23h, e sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h. No endereço eletrônico http://www.projovem.gov.br/2008 também há todas as informações necessárias.

Luana Almeida

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso ProJovem

ProJovem
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

26/01/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.