MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Exame terá 180 questões e duração de 10h

O exame será aplicado em dois dias consecutivos: 3 e 4 de outubro.

Redação
Publicado em 29/05/2009, às 14h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Foi divulgado na última quinta-feira (28) pelo Diário Oficial o edital do Enem 2009. O processo seletivo será composto, no total, de 180 questões, terá duração de 10 horas, e será aplicado em dois dias consecutivos: 3 e 4 de outubro.

O exame, que conta até o momento com a adesão de 42 faculdades federais, será composto de quatro provas, cada uma delas contendo 45 questões objetivas de múltipla escolha.

No dia 3 de outubro, das 13h às 17h30, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e de ciências humanas.

No dia seguinte, das 13h às 18h30, serão realizadas as avaliações de linguagens e códigos e matemática. Neste dia, o aluno também fará uma redação, que deverá ser estruturada no estilo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de natureza social, científica, cultural ou política.

Inscrições

As inscrições serão realizadas entre as 8h do dia 15 de junho até as 23h59 do dia 17 de julho (horário de Brasília), exclusivamente pelo site do Enem.

Nesse endereço eletrônico, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição, imprimir o boleto bancário no valor de R$ 35 e pagá-lo em qualquer agência bancária.

O manual do inscrito será enviado, via correio, para o endereço indicado no ato da inscrição. Os participantes do Enem 2009 deverão responder o questionário socioeconômico e preencher a respectiva folha de respostas, as quais deverão ser devolvidas no dia e local de realização das provas.

Isenção

Serão isentos do pagamento da inscrição estudantes que cursaram o ensino médio em instituições públicas de ensino e todos os participantes do Encceja 2006, 2007 e 2008. Também serão beneficiados com a isenção da taxa candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tiverem família de baixa renda.

O pedido de isenção será aceito entre os dias 15 e 19 de junho, no mesmo endereço eletrônico utilizado para inscrição. A relação das solicitações aprovadas será divulgada até o dia 3 de julho.

Resultado

Os participantes do Enem deste ano receberão, a partir dasegunda quinzena de janeiro de 2010, via correio, o boletim individual de resultados.

Luana Almeida

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.