MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Oportunidade de intercâmbio a alunos carentes

Em sua sexta edição, Programa Jovens Embaixadores possibilita que jovens sem condições financeiras possam viaj

Redação
Publicado em 26/06/2007, às 12h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em sua sexta edição, Programa Jovens Embaixadores possibilita que jovens sem condições financeiras possam viajar ao exterior e, dessa forma, expandir os seus conhecimentos. Podem candidatar-se estudantes do ensino médio, com idades entre 15 e 18 anos de idade e fluência em inglês. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto, e o período de intercâmbio será de 12 a 27 de janeiro de 2008


Estudantes do ensino médio da rede pública de ensino com idades entre 15 e 18 anos têm ótima oportunidade para fazer intercâmbio nos Estados Unidos. Isto porque estão abertas as inscrições para a edição 2008 do Programa Jovens Embaixadores.

O projeto já existe há seis anos e possibilita que jovens sem condições financeiras possam viajar ao exterior e, dessa forma, expandir os seus conhecimentos.

Requisitos

Os interessados em participar do programa deverão atender a algumas exigências, entre elas: ter entre 15 e 18 anos de idade, ser aluno do ensino médio da rede pública, possuir boa fluência oral e escrita em inglês, jamais ter viajado ao exterior, possuir perfil de liderança, ter bom desempenho escolar, iniciativa e boa desenvoltura oral, ser flexível e ter facilidade para se adaptar a situações/culturas diferentes, possuir bom relacionamento em casa, na escola, na comunidade e estar engajado em atividades de responsabilidade social e voluntariado.

Programa

O Programa Jovens Embaixadores 2008 é desenvolvido pela Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores público e privado de ambos os países (Brasil e EUA). A iniciativa tem por objetivo beneficiar jovens brasileiros que são exemplos em suas comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Em 2006, esse programa transformou-se em modelo para o hemisfério e, a partir de 2007, passou a ser reproduzido em outros oito países da América Latina. 

Tendo recentemente concluído sua quinta edição, o programa já agraciou 107 estudantes brasileiros com um intercâmbio de duas semanas nos Estados Unidos. Também, em colaboração com o Escritório de Consultas Educacionais da Comissão Fulbright, foi possível oferecer a esses jovens de destaque bolsas de estudo para cursos de graduação em universidades norte-americanas que, somadas, superam US$ 1,5 milhões.

Durante o lançamento da edição 2008 do programa, a Embaixada, juntamente com a Câmara Americana de Comércio, assinaram uma parceria visando identificar oportunidades de trabalho e/ou estágio para esses jovens.

Cronograma

Confira, a seguir, todas as fases do Programa Jovens Embaixadores 2008:

Fase 1:

Os interessados em participar do programa deverão comparecer a uma das instituições parceiras listadas no site da Embaixada (www.embaixada-americana.org.br), a fim de solicitar o questionário preliminar. Em seguida, deverão preenchê-lo, anexar os comprovantes dos pré-requisitos e entregar esse material até o dia 10 de agosto.

Fase 2:

Os candidatos que passarem com sucesso por essa primeira fase serão convidados para um exame escrito a ser elaborado pela Embaixada dos Estados Unidos. A prova será aplicada no dia 31 de agosto.

Fase 3:

Aqueles que obtiverem os melhores resultados serão submetidos a uma entrevista oral (data e horário a ser determinado pelas instituições parceiras).

Fase 4:

Os candidatos com os melhores resultados nas fases anteriores receberão em suas casas a visita de representantes da instituição parceira.

Fase 5:

Aqueles que conseguirem melhor desempenho ao final das fases anteriores terão seus formulários e documentação enviados à Embaixada para a seleção final.

Fase 6:

O comitê de seleção da Embaixada revisará todas as propostas enviadas pelas instituições parceiras e, no dia 19 de outubro, anunciará os nomes dos candidatos selecionados ao programa de intercâmbio nos Estados Unidos.

Fase 7:

Preparação da documentação de viagem por parte dos candidatos.

Fase 8:

Viagem a São Paulo, em 9 de janeiro de 2008, para reunião de preparação à viagem.

Fase 9:

Viagem aos Estados Unidos no dia 11 de janeiro de 2008. O período de intercâmbio será de 12 a 27 do mesmo mês.

Nos Estados Unidos

Agora, veja como será a programação em solo norte-americano:

Primeira etapa: em Washington, os Jovens Embaixadores visitarão a capital dos Estados Unidos, os principais monumentos, museus, órgãos do governo, escolas e representações da comunidade.

Segunda etapa:  Em grupos menores, os estudantes viajarão para estados-anfitriões, onde ficarão hospedados em casas de famílias norte-americanas, freqüentarão aulas em uma "high school", escola de ensino médio nos Estados Unidos e farão apresentações sobre o Brasil.

Informações

A lista completa com nomes, endereços e telefone de contato das instituições parceiras em cada Estado estão disponíveis no site da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil (www.embaixa-americana.org.br).


Rogerio Jovaneli/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo do Concurso Estados Unidos

Estados Unidos
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental
Faixa de salário:
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda do Concurso

25/06/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.