MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Prazo de inscrições é prorrogado

Candidatos poderão inscrever-se até 13 de junho.

Redação
Publicado em 23/05/2008, às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As inscrições para a edição 2008 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até 13 de junho. O prazo deveria terminar na próxima sexta-feira, dia 30.

A avaliação é destinada anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já terminaram o ensino médio em anos anteriores, inclusive aqueles da educação de jovens e adultos (supletivo). O objetivo é avaliar o nível de conhecimento, as competências e habilidades que os alunos adquiriram durante os estudos.

Embora não seja obrigatório, o exame ganha, cada vez mais, importância na vida de quem quer ingressar no ensino superior, mas que não dispõe de recursos para pagar as mensalidades cobradas por faculdades particulares.

Isto porque a nota do Enem é um dos requisitos obrigatórios para quem quer disputar as bolsas de estudo do ProUni (ver reportagem principal desta página), programa de bolsas do governo federal.

Prova

Segundo informou o Inep (Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no início do mês, a prova será aplicada em 31 de agosto, às 13h (horário de Brasília/DF) em 1.414 municípios.

O exame, cuja duração é de cinco horas, terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangerão várias áreas de conhecimento, além de uma redação.

Inscrições

As inscrições para o Enem 2008 podem ser feitas nas agências dos Correios ou pela internet. Aqueles que já fizeram a prova em anos anteriores, caso tenham interesse, poderão se inscrever novamente no Enem 2008.

Correios

As escolas que preencheram o Censo Escolar 2007 receberam as fichas de inscrição para o Enem. Alunos da rede pública podem retira-las nas instituições e, depois de preenchida, devem entregá-las nas agências dos Correios. A inscrição é gratuita para estudantes das escolas públicas.

Alunos da rede privada de ensino terão de pagar taxa no valor de R$ 35, em toda a rede bancária, antes de entregar a ficha nos Correios.

Quem já finalizou os estudos em anos anteriores, ou seja, o egresso do ensino médio, pode retirar a ficha direto nos Correios e também deve pagar R$ 35 pela inscrição.

Ficam isentos de pagamento os egressos e os concluintes de instituições particulares que se declararem carentes.

Internet

Para realizar a inscrição via internet, o interessado deverá acessar a página www.enem.inep.gov.br/inscricao, preencher a ficha e imprimir o comprovante.

Egressos e estudantes de escolas privadas não poderão solicitar isenção de taxa, já que o sistema gera boleto automaticamente, que deve ser pago em qualquer agência bancária.

Confirmação

Independente da forma escolhida para a inscrição, o aluno receberá, até 18 de agosto, o cartão de confirmação com a hora, data e local da prova, no endereço indicado no ato da inscrição. Se não receber até esse dia, deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o exame.

Resultados

De acordo com o Inep, o aluno receberá em casa, a partir da segunda quinzena de novembro, o Boletim Individual de Resultados. O participante também poderá acessar o documento por meio do site do Inep. Basta ter em mãos o CPF e a senha de acesso.

Informações

Os estudantes poderão esclarecer eventuais dúvidas sobre o Enem não apenas no site do Inep, mas também por meio dos seguintes telefones: (61) 2104-8738/8827/9509/9951.

Rogerio Jovaneli
Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.