MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Programa pró- cultura concederá 48 bolsas

Ministério da Cultura e Capes lançam programa de bolsas de estudo para pós- graduação

Redação
Publicado em 11/11/2008, às 14h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães lançaram o Edital nº 7/2008 Capes/Minc Programa Pró-Cultura.

Por meio do edital serão concedidas 48 bolsas de ensino, stricto sensu (Mestrado) para pesquisas na área cultural e na formação de recursos humanos. O valor das bolsas a serem concedidas é de R$1.200, cada uma. Ao todo serão 16 grupos de pesquisa e escolhidos três projetos de cada um desses grupos.

As áreas temáticas da Cultura prioritárias para o desenvolvimento das pesquisas são: Cultura, Arte e Novas Tecnologias; Cultura Manifestações artísticas e conhecimentos tradicionais; Cultura, Memória e Patrimônio; Cultura, Populações e Territórios; Cultura, cidadania e Inclusão Social; Cultura, Estado, Legislação da área de Cultura e Políticas Públicas; Cultura, Economia e Desenvolvimento; e Cultura, Globalização e Diversidade.

A preferência para a seleção de bolsistas, conforme o edital, será dado a projetos que promovam o diálogo e a interação das pesquisas com os conhecimentos da cultura tradicional do país. Além disso, terão preferência os projetos que faça a articulação das universidades com as empresas e divulguem os resultados em seminários, oficinas ou eventos culturais.

As instituições de ensino superior terão até o dia 31 de março de 2009 para apresentar à Capes os projetos de implantação de redes de cooperação acadêmica na área da cultura. A divulgação dos selecionados será a partir de abril de 2009.

Samantha Cerquetani

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.