MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

ProUni abre inscrições com 195 mil bolsas de estudo

Iniciativa permite que estudantes universitários paguem parcial ou integralmente a mensalidade em cursos na iniciativa privada.

Redação
Publicado em 13/01/2012, às 15h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Programa Universidade para Todos (ProUni) disponibiliza 195.030 bolsas de estudo parciais ou integrais para o primeiro semestre de 2012. Criada em 2004, a iniciativa já concedeu 919 mil benefícios em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Do total de benefícios oferecidos, 98.728 deles são bolsas integrais e 96.302 são parciais (ou seja, com 50% de desconto da mensalidade).

A condição exigida para conquistar um dos subsídios integrais é: ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já para conseguir bolsa parcial, os candidatos devem averiguar se contam com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Requisitos comuns para quem quiser obter qualquer um dos benefícios são ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação; e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Já professores da rede pública de ensino básico que estejam na disputa em relação a cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam se preocupar com o cumprimento do critério de renda - desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Como participar

As inscrições estarão abertas até a próxima quinta-feira (dia 19) e devem ser feitas por meio do endereço eletrônico: http://siteprouni.mec.gov.br. Por meio desse site, os interessados poderão ainda consultar as instituições e cursos participantes conveniados ao programa.

No momento da inscrição, o estudante terá a possibilidade de escolher até duas opções de curso e de instituição.
Nessa edição do programa, haverá apenas uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados.

No dia 22 de janeiro será divulgada a primeira chamada no próprio endereço eletrônico do ProUni. Entre os dias 23 e 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula.

A previsão é de que a segunda chamada seja publicada no dia 7 de fevereiro e o prazo para matrícula e comprovação de informações siga até o dia 15 do mesmo mês.

Luana Almeida

Veja também:

Grupo Petrópolis: dono das marcas Itaipava e Crystal busca estagiários

Universitários/AM:Bolsa Universidade concede 20,5 mil bolsas de estudo

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.