Por iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, presidida pelo senador Crist
Por iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, presidida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi realizada ontem uma audiência pública com o objetivo de discutir a regulamentação do teatro no país.
Atores e produtores defenderam a criação de uma lei própria de estímulo ao setor teatral, tal como a Lei do Audiovisual o é para o cinema.
Partidário desta proposta, Luiz Roberto Nascimento Silva, advogado e ex-ministro da Cultura, também apontou o "esgotamento" da Lei Rouanet, criada em 1991 com o intuito de conceder incentivos fiscais para produções culturais, mas que, segundo ele, não atende ao teatro de forma satisfatória. Nascimento Silva defendeu que uma nova lei venha criar a Secretaria Nacional de Teatro, para que futuramente se chegue à criação de uma Agência Nacional das Artes Cênicas, nos mesmos moldes da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
O presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Celso Frateschi, que também é autor e diretor teatral, questionou a criação de um novo órgão e de uma nova lei de incentivos concomitante à Lei Rouanet, mas concordou com a atual fragilidade das legislações que cuidam da área cultural. A solução, segundo alguns participantes, como o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), seria o aperfeiçoamento da legislação atual.
Marley Bisol Caprara Danckwardt, representante do Conselho de Cultura do Rio Grande do Sul, propôs o estabelecimento de um programa de apoio ao desenvolvimento teatral em todo o país e a ampliação da rede nacional de teatros. O senador Paulo Paim (PT-RS) concordou sobre a necessidade de se criar um "espaço qualificado" para o teatro no país, e a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) sugeriu a inclusão, numa futura lei, de uma maior integração entre o teatro e a educação básica, idéia defendida também pelo senador e presidente da Comissão, Cristovam Buarque.
Estiveram também presentes na audiência atores como Regina Duarte, Beatriz Segall, Odilon Wagner e Sérgio Mamberti.
Lygia Roncel
Siga o JC Concursos no Google News
Teatro
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Alfabetizado,
Ensino Fundamental,
Ensino Médio,
Ensino Técnico,
Ensino Superior,
Não informado
Faixa de salário:
Organizadora: www.dinamicaconsultoria.com.br
Estados com Vagas: AC,
AL,
AP,
AM,
BA,
CE,
DF,
ES,
GO,
MA,
MT,
MS,
MG,
PA,
PB,
PR,
PE,
PI,
RJ,
RN,
RS,
RO,
RR,
SC,
SP,
SE,
TO
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.