TJ/SP cassa liminar que obrigava Unesp a isentar alunos da rede pública
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo cassou, na manhã da última terça-feira, dia 4, a liminar concedida em 9 de agosto pelo Desembargador João André Vincenzo, determinando que a Unesp (Universidade Estadual Paulista) atendesse a todos os pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2008, cujo valor é de R$ 100, de alunos da rede pública de ensino.
Com a decisão, foram mantidas as regras da instituição para concessão de isenções: candidatos devem ter renda familiar mensal igual ou inferior a R$ 456,00 por pessoa. As solicitações de isenção foram recebidas, até o dia 6 deste mês, pelo site www.vunesp.com.br / link “Vestibulares”.
De acordo com a assessoria de imprensa da Unesp, a universidade entrou com um recurso (Agravo Regimental) na 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça/SP, na última sexta-feira, dia 31/8, solicitando a revisão da liminar. O Desembargador João André Vincenzo votou pela manutenção da sua decisão, ao passo que os desembargadores Laerte Sampaio e Antonio Carlos Malheiros votaram favoravelmente ao recurso da Unesp.
Ao contestar a liminar, a instituição argumentou que a possibilidade da isenção da taxa para todos os estudantes da rede pública, a princípio, traria grandes dificuldades de ordem logística e financeira.
Isto porque a cada ano concluem o nível médio, apenas na rede pública do Estado/SP, cerca de 450 mil alunos. Dessa forma, o Vestibular da Unesp poderia passar a ter, em vez dos 92.840 de 2007, quase 500 mil inscritos.
Além disso, em 2007, a Vunesp utilizou, entre elaboradores, revisores e corretores de prova, coordenadores, fiscais, auxiliares e pessoal de apoio para aplicação, coordenadores de meio e prestadores de serviços temporários, 7.358 pessoas para todo o processo do vestibular. Se tivesse de aplicar o mesmo vestibular para 450 mil participantes, esse número subiria para aproximadamente 35.000 pessoas.
Nesse cenário, a Unesp alegou que não teria condições de realizar o Vestibular 2008, por duas razões principais: a) logística - falta de tempo para organizar uma equipe dimensionada para aplicar e corrigir as provas do vestibular conforme o padrão habitual da Unesp para um universo tão grande de candidatos; b) absoluta falta de recursos para bancar uma despesa aproximadamente 300% maior com uma arrecadação provavelmente 35% menor.
LEIA TAMBÉM
Rogerio Jovaneli
UNESP 2008
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição:
Não definido
Cargos:
Não definido
Áreas de Atuação: Educação
Escolaridade: Ensino Fundamental,
Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.saber.srv.br
Estados com Vagas: SP
Mais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.