MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

5 dicas para quem procura emprego durante a pandemia de coronavírus

Plataformas on-line, redes sociais e grupos são opções para conquistar uma vaga de emprego no mercado de trabalho

Vaga de emprego
Vaga de emprego - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 30/03/2020, às 13h34 - Atualizado às 13h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com o avanço do coronavírus no Brasil, muitas profissionais estão com medo de perderem seus empregos. Além disso, outras 11,6 milhões de pessoas seguem desempregadas atualmente no país. Pensando em quem está em busca de recolocação profissional, Larissa Ruza, coordenadora de marketing de recrutamento da Connekt, plataforma de recrutamento digital, separou cinco dicas práticas.

1 - Não fique desesperado

Por mais clichê que possa soar, é preciso lembrar: não se desespere. O desespero faz com que não encontremos saídas, transforma qualquer caminho em labirinto. Mesmo sendo difícil, tente racionalizar a situação e transformar a sua ansiedade em ação.

2 - Reforce seus contatos profissionais

O período de quarentena é um ótimo período para criar ou reforçar rede de contatos profissionais. Notifique que está em busca de um emprego aos mais próximos, em suas redes sociais e grupos de Whatsapp. Sabe aquele amigo que trabalha em uma empresa legal? Ligue para ele! Participe de comunidades virtuais com interesses relacionados à sua área de atuação e compartilhe conhecimentos. Conecte-se, comente e se faça visível!

3 - Pesquisar é fundamental

Ainda falando sobre o universo digital, entenda que ele pode ser um grande aliado nesse momento. As melhores e maiores empresas estão inseridas nas redes sociais e divulgam suas vagas em sites e plataformas de emprego. Portanto, vá à caça! Se torne um pesquisador, busque por oportunidades relacionadas ao seu objetivo de carreira e inscreva-se nas oportunidades que fizerem mais sentido para você.

4 - Processo seletivo digital

Se inscreveu e não sabe qual o próximo passo? Busque por canais que permitam fazer um processo seletivo digital! Hoje, inúmeras plataformas possibilitam que você faça entrevistas e testes aí da sua casa, de forma muito mais fácil, com seu próprio celular. As áreas de RH continuam a avaliar candidatos e quem conseguir  "migrar" mais rápido para o digital, com certeza sairá na frente nesse período.

5 - Compartilhe oportunidades

Por fim, ajude quem mais precisa. Se conhece alguém que, assim como você, está em busca de uma nova chance, compartilhe oportunidades! Eduque as pessoas para utilizarem a internet de uma forma colaborativa e funcional nesse período.

O site do JC Concursos possui uma página que reúne milhares de vagas de emprego, jovem aprendiz, estágio e trainee em todas as regiões do Brasil. Confira todas as oportunidades abertas clicando aqui.

Mercado de trabalho pede determinação e comprometimento

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.