Os segmentos de varejo, alimentos e bebidas, terceirização de serviços e saúde lideram as admissões digitais
De acordo com levantamento da idtech Unico, mais de 285 mil pessoas foram admitidas digitalmente até setembro, sem necessidade de gastos com deslocamento e entrega de documentos. Os segmentos de varejo, alimentos e bebidas, terceirização de serviços e saúde lideram as admissões.
No terceiro trimestre, as admissões 100% digitais chegaram à marca de 97.497, crescimento de 3,89% em relação ao trimestre anterior. Além disso, as contratações de temporários para final do ano ganharam agilidade com a tecnologia (admissão digital), que também reduz custos para as empresas e evita gastos com deslocamento de candidatos. Ainda de acordo com os dados, no acumulado do ano, são 285.734 profissionais contratados sem a necessidade de deslocamento ou qualquer uso de papel
O segmento que mais aderiu ao digital para admitir seus colaboradores no terceiro trimestre de 2022 foi o de varejo. Até setembro deste ano, o setor contratou 58.515 funcionários pelo sistema, sendo quase metade no terceiro trimestre: foram 22.548 pessoas admitidas digitalmente nesse período.
Seguindo a tendência de alta, os segmentos de alimentos e bebidas contrataram de forma totalmente digital 15.697 pessoas. Depois, vieram os setores de terceirização de serviços, com 6.329 contratações, e o de saúde, com 3.742 novos contratos.
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Outro segmento que apresenta destaque é o financeiro. As admissões digitais em bancos, financeiras, fintechs e emissoras de cartões de crédito somam 6.283 no terceiro trimestre e, no acumulado do ano, já ultrapassam 23 mil.
"As empresas notaram as vantagens e o quanto a admissão digital simplifica o processo, gerando economia e uma atuação mais estratégica do RH. No ano passado, uma em cada três empresas perderam talentos em potencial por excesso de burocracias no período de contratação", conta Filipe Bertocco, especialista em soluções de RH na Unico.
Dentro do ecossistema de soluções de identidade digital da empresa, o Unico People é a que está contribuindo com o RH de mais de 165 empresas no país. Por meio da solução, é possível reduzir em até 90% o tempo do processo de admissão. "Hoje, além de proporcionar uma experiência mais fluída e sem custos ao novo colaborador, as empresas enxergam a economia em horas de trabalho nos departamentos, garantem a proteção e uma melhor gestão de dados e documentos e ainda contribuem com o meio ambiente, principalmente na redução de papel", comenta o executivo. Em outubro, a solução da Unico para o RH, o Unico People, foi premiada na 25ª edição do Top of Mind RH, com práticas reconhecidas em benefícios corporativos.
A menos de dois meses do final do ano, o varejo fica repleto de vagas temporárias. O setor de serviços, especialmente os que terceirizam mão-de-obra, também fica aquecido nessa época. Eventos como a Black Friday, ainda mais em ano de Copa do Mundo, contribuem para a maior oferta de vagas temporárias. De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a expectativa é que 680 mil vagas temporárias sejam abertas até dezembro, um crescimento de 26% em relação a 2021.
Para quem contrata e para quem busca uma colocação no mercado, o processo de admissão tradicional pode impactar negativamente. Pelo lado das empresas, existem custos financeiros, tempo investido e muito trabalho operacional. E, pelo lado da disposição do candidato em assumir a vaga depois de tanta burocracia e demora, podem ocorrer desistências. De acordo com uma pesquisa da Cia de Talentos, Locomotiva e Unico People, em 2021, uma em cada três empresas já perdeu candidatos por excesso de burocracias e demora na admissão. O envio de documentos segue como a etapa que mais impacta o tempo total de contratação.
"Como estamos falando de admissões temporárias, com contratos de um a três meses em média, a demora no processo é perda para os dois lados. Fora o gasto da pessoa em deslocamento e cópia de documentos. Com o avanço da tecnologia e as leis de proteção de dados, os processos de contratações digitais evoluíram. As vantagens são grandes tanto para as empresas quanto para os futuros colaboradores. Hoje é possível admitir uma pessoa em cerca de 20 minutos e, pela mesma plataforma, gerenciar documentos e permitir que o funcionário escolha os benefícios de maneira antecipada", afirma Bertocco.
Um estudo da consultoria McKinsey mostrou que 90% dos diretores de RH desejam reforçar o toque mais humano ao RH. A digitalização da admissão e toda gestão dos documentos com o uso da tecnologia podem reduzir horas dos departamentos. Com isso, os profissionais de RH podem utilizar esse tempo no relacionamento com os colaboradores e outros projetos mais importantes ao negócio.
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