MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

ChatGPT: vejas quais as profissões do futuro, segundo a Inteligência Artificial

Confira a lista de profissões e setores em alta no futuro de acordo com a Inteligência Artificial lançada no final do ano passada, o ChatGPT

ChatGTP citou áreas que ficarão em alta no futuro
ChatGTP citou áreas que ficarão em alta no futuro - Divulgação
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/02/2023, às 10h59 - Atualizado às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Já parou para pensar em quais serão as profissões do futuro e como você ou as próximas gerações deveriam se preparar? Por mais que a palavra futuro possa remeter algo muito distante, está mais próximo de nós e da nossa realidade do que imaginamos.

Porém, não podemos prever com completa certeza quais serão essas profissões, pelo menos é o que o ChatGPT respondeu. A Inteligência Artificial (AI) lançada no final de 2022 e sendo considerada um avanço no mercado de AI, já que consegue se comunicar de forma muito semelhante ao dos humanos. 

Além disso, o ChatGPT consegue produzir textos acadêmicos e jornalísticos, conversar de forma fluída, dando conselhos, dar dicas de emprego, escrever letras de música ou poesia, redigir modelos de procuração judicial, dar receitas, responder questões de provas, etc. 

Profissões do futuro, segundo o ChatGPT

O ChatGPT já deixa claro que não possível ter certeza quais serão as profissões, mas ele aponta algumas áreas que irão crescer, sendo assim:

  • Tecnologia da informação: profissionais especializados em inteligência artificial, cibersegurança, nuvem e desenvolvimento de software.
  • Saúde e biotecnologia: profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e pesquisadores de biotecnologia.
  • Energia renovável: profissionais especializados em fontes de energia renovável, como solares e eólica.
  • Meio ambiente: profissionais que lidam com questões ambientais, como gestão de recursos hídricos, proteção da biodiversidade e prevenção de desastres naturais.
  • Comércio eletrônico: profissionais especializados em e-commerce, marketing digital e análise de dados.

A Inteligência Artificial também destaca que a automação e robótica podem, sim, substituir algumas profissões; por isso, é importante e necessário que os profissionais continuem se atualizando e sempre fiquem em busca de novas habilidades. 

Outras pesquisas também apontam habilidades que ficarão em alta, como habilidades técnicas na área de tecnologia e também as habilidades comportamentais, como as relacionadas a adaptabilidade, saber trabalhar em equipe, habilidades em comunicação, e a proatividade. As empresas também estão em busca de profissionais que possuam mais inteligência emocional e saibam lidar com situações difíceis e inesperadas. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.