MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Quais profissões do futuro para trabalhar no metaverso, 5G ou robótica? Confira

A tecnologia revoluciona a forma como vivemos e a pandemia da Covid-19 acelerou as mudanças. Você sabe quais profissões do futuro já fazem sucesso? Veja!

Profissões do futuro para atender o metaverso, 5G e robótica
Profissões do futuro para atender o metaverso, 5G e robótica - Profissões do futuro - Divulgação

Ricardo de Oliveira - jrloliveira@jcconcursos.com.br
Publicado em 29/12/2021, às 10h49 - Atualizado às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O mercado de trabalho está se transformando rapidamente e as profissões do futuro já são realidade para 2022. Mas você sabe quais carreiras atendem as novas soluções tecnológicas? Pensando nisso, o JC Concursos resolveu listar as profissões em alta e que melhor se encaixam com três novidades que prometem revolucionar o mundo e a forma como vivemos e interagimos como sociedade: o metaverso, a robótica e a internet 5G.

Antes disso, vamos reforçar: o ser humano é uma raça em constante evolução e muitos acontecimentos chegam para transformar a forma que vivemos, como é o caso da covid-19 que que fez o mundo parar da noite para o dia, e restringiu a circulação de bilhões de pessoas em todo o planeta. Mas, como dizem os investidores e empreendedores, "o mundo não pode parar". Com isso, a aceleração da tecnologia e de ideias revolucionárias se tornam mais que realidade, mas uma necessidade para saciar nossas necessidades pessoais e profissionais. 

1. Metaverso - o mundo paralelo

O metaverso, terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais, é um mundo paralelo ao real. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual", "realidade aumentada" e "Internet". Ou seja, parece não ser tão paralelo assim, mas tenta mesclar aquilo que podemos ver e o que não podemos ver (através de óculos futuristas que irão nos levar para uma outra dimensão ou apenas mesclar objetivos de mentira com o mundo real).

Diante disso, surgem inúmeras oportunidades, como se um mundo estivesse começando do zero e precisaria de prédios, casas, roupas, lojas, publicidade, estradas, transportes, etc. Basicamente, poderemos fazer de tudo neste universo paralelo, só não dormir, comer ou ter relações sexuais! Vamos deixar de lado as questões mais polêmicas e focar no que interessa: as profissões que se encaixam no metaverso:

Design Gráfico

A carreira de designer gráfico é a área de conhecimento e a prática profissional específicas relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo expressamente comunicacional. Em outras palavras, o designer gráfico é responsável por criar forma de objetivos virtuais. 

Desenvolvedor Web

Essa é uma profissão fundamental para a área da tecnologia. Afinal de contas, não seria possível usar celular nos dias atuais sem um programador. É ele quem elabora, executa e desenvolve projetos de sistema que tornam mais prática a vida humana. E o meaverso vai precisar de mais programadores (ou desenvolvedores web) do que nunca, afinal, é um mundo gráfico que será cheio de detalhes e bugs intermináveis, assim como um jogo de video-game RPG.

Para tornar-se um programador, é necessário fazer um curso de graduação em Ciências da Computação. Pois essa formação garantirá a aprendizagem de diversas linguagens e isso ajudará você a se especializar em uma de acordo com o seu perfil e foco de trabalho.

Analista de sistemas

Profissão bastante aquecida para o mercado de trabalho. Se você gosta da área das exatas e tem afinidade com tecnologia e informática,  ser um analista de sistemas pode ser uma ótima escolha para você. Sua função será desenvolver sistemas e dar apoio a serviços que utilizam a tecnologia da informação.

2. Robótica - a era dos robôs e humanóides 

Um robô é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada. Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Muitos setores da economia já utilizam a robótica como soluções tecnológicas para trabalhos que eram extremamente repetitivos, ou para evitar acidentes de trabalho, indenizações, que eram constantes no passado.

Robótica

Robótica é um ramo educacional e tecnológico que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas em conjunto com circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados controlados por circuitos elétricos e inteligência computacional.

Engenheiro de nanorrobôs médicos

A nanotecnologia está cada vez mais presente nos tratamentos de doenças e de dores. Por isso, o mercado está precisando de pessoas que tenham conhecimento em medicina e robótica para desenvolver nanorrobôs capazes de suprir as necessidades dos pacientes.

Engenheiro de produção

Para quem se interessa pelos números e por gestão, um caminho bastante procurado é a engenharia de produção. Isso porque um dos desafios deste profissional é criar estratégias e planejar a convivência harmônica entre o homem e a máquina nas grandes empresas. O engenheiro de produção tem contato direto com todas as etapas de produção de um material, portanto precisa estar atualizado com as novidades da robótica.

5G - a internet das coisas 

A internet segue evoluíndo em passos largos e a tecnologia 5G é uma rede móvel, voltada à conexão para tudo aquilo que estiver em movimento (carros, operações financeiras, metaverso, jogos, etc). Em primeiro lugar, a velocidade da internet móvel pode ser aumentada em até 100 vezes em relação ao 4G. A internet 5G é capaz de alcançar a velocidade entre 1 e 10 Gbps. Vamos conhecer algumas das profissões que podem se relacionar com a internet 5G.

Arquiteto

Tem um olhar crítico para tudo a sua volta? A arquitetura pode ser o melhor caminho! A profissão também garante uma formação híbrida com um pé na área das humanas e outro nas ciências exatas.

Com o avanço da tecnologia, hoje em dia, um arquiteto executa um projeto sem que necessite trabalhar com uma equipe. Este profissional é o principal responsável por planejar e projetar paisagens urbanas, espaços interiores e exteriores.

E a profissão pode ser considerada uma das principais e mais modernas, já que a otimização dos locais onde as pessoas vivem ou frequentam está cada vez mais em alta, exigindo um olhar clínico para os detalhes que costumam nos fazer sentir melhor em cada ambiente e, muitas vezes, influenciar no aumento de consumo das pessoas.

Para que o arquiteto trabalhe sozinho, ele também necessita ter contato com clientes ou visitar os espaços para captar ideias e ter imaginação para saber como desenvolver um projeto. Ou seja, talvez a carreira seja mais híbrida do que 100% online.

Cientista de Dados

Por trás de tudo aquilo que as pessoas acessam na internet, existe um profissional chamado cientista de dados. Ele é o principal responsável por organizar a maneira e a ordem que as coisas aparecem para as pessoas.

Essa é uma área bastante aquecida atualmente e também é o motor central de empresas que utilizam a internet como fonte de renda. Afinal de contas, é esse profissional que transforma dados brutos em insights para negócios em potencial.

Para tonar-se um cientista de dados é necessário fazer graduação em um curso chamado Ciência de Dados. Essa formação permitirá que você trabalhe com dados estruturados e não estruturados, encontrando ordem no caos e facilitando a vida das pessoas que pesquisam por uma determinada coisa na internet.

Além disso, essa é uma formação multidisciplinar e que pode garantir a você um amplo conhecimento sobre a área da tecnologia da informação.

Engenharia de software

O engenheiro de software é responsável, muitas vezes, pela automação de processos, que é uma tendência do mercado de trabalho, assim como uma presença maior de companhias dentro do ambiente digital. 

Os profissionais da área são responsáveis por projetar o desenvolvimento de programas, aplicativos e sistemas, de forma que atendam aos requisitos e cumpram as funções determinadas. Eles também podem ter funções ligadas à administração de bancos de dados, manutenção dos sistemas e até algumas de documentação, relacionadas à gestão de projetos e à composição dos manuais de instruções.

Listamos apenas três profissiões em alta que podem ser vinculadas com o avanço do mundo, e correlacionamos às principais transformações que estamos vivenciando, mas isso não quer dizer que elas não se cruzem para os diferentes setores. As profissões citadas, certamente irão atender muitas outras áreas.

Se você gostou deste artigo, compartilhe. Em breve, faremos atualizações para demonstrar a importância das profissões, salários e quais cargos estas profissões podem ocupar dentro da hierarquia de uma empresa (ou até mesmo te inspirar para empreender e criar novos negócios!).

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos 2023empregosSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.