MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Colmeia oferece qualificação profissional para jovens

Instituição capacita jovens carentes para atuação nos segmentos de turismo, bares e restaurantes e administrativo

Renan Abbade
Publicado em 24/09/2014, às 10h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Há 72 anos, a Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude oferece serviços de assistência social com a finalidade promover atividades educacionais, culturais e desportivas visando o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

Entre as atividades que a instituição desenvolve, destaca-se o Programa Construção da Cidadania – Capacitação para o Primeiro Emprego, que engloba cursos de capacitação para que os jovens possam ingressar no mercado de trabalho, com foco no primeiro emprego.

Voltado para jovens com necessidade de gratuidade e ensino médio completo ou que estejam cursando em escola pública, o programa oferece quatro cursos para que os alunos possam atuar nos segmentos de turismo, bares e restaurante e administrativo que vêm registrando crescimento e grande demanda por mão de obra especializada.

Além dos cursos serem gratuitos, a Colmeia também oferece material didático, lanche, certificado e mais chances de empregabilidade após a conclusão, pois a entidade possui parcerias com diversas empresas que podem contratar esses os alunos, inserindo-os no mercado de trabalho.

As inscrições podem ser realizadas na sede da instituição, situada na rua Marina Cintra, nº 97, Jardim Europa, na capital paulista; através do site www.colmeia.org.br; ou pelo telefone (11) 3881-1545.

Confira mais detalhes sobre os cursos:

- Bartender: Com carga de 200 horas, é voltado para jovens entre 18 e 35 anos. Aborda temas como ética profissional, cidadania, uso responsável do álcool, segurança no trabalho, direitos e deveres trabalhistas, elaboração de currículo e formação específica, que consta de aulas teóricas e práticas de coquetelaria e de barista, mise en place, mixologia, flair, sommelier, tipos de chope e cerveja, cardápio e carta bar, além de serviço de bar e restaurante.

- Turismo: Além da formação básica de cidadania, ética e autoconhecimento, oferece conteúdos específicos de turismo, hotelaria, hospitalidade, atendimento ao cliente, sustentabilidade, patrimônio sociocultural, governança, serviços de bares e restaurante, alimentos e bebidas e higienização do material. O curso oferece também atividades externas como visitas culturais em museus, feiras, circuito do SPTuris e hotéis, que servem para complementar o conteúdo das aulas e ampliar o conhecimento dos alunos. Com carga de 320 horas, é voltado para jovens de 15 a 18 anos.

- Barista e cumin: Além de proporcionar o conteúdo básico, oferece conteúdos específicos de barista, com aulas teóricas e práticas sobre café, torra e moagem, formas de preparo, manuseio da máquina de café expresso, vaporização do leite e técnica de Latte Art. Além disso, há o conteúdo referente à área de cumim, indivíduo responsável pelos serviços de bar e restaurante, que prepara a estação de trabalho e dá suporte ao garçom, faz montagem de mesa, limpeza e higienização dos utensílios, retirada do enxoval de mesa e reposição do couvert, entre outras atividades. Indicado para jovens com idade entre 15 a 18 anos, tem carga de 320 horas.

- Assistente administrativo: O curso prepara o jovem para enfrentar as questões do mundo do trabalho relativas à ética, ao comportamento, à responsabilidade, ao trabalho em equipe, à educação financeira, à carreira, ao processo seletivo, além dos conteúdos específicos como atendimento ao cliente direto e indireto, elaboração de planilhas, arquivo, juros, porcentagem, livro-caixa, nota fiscal, pacote Office e outros conteúdos inerentes a rotinas administrativas. Com carga de 320 horas, atende jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Sobre a Colmeia
Fundada em 1942 pela educadora Marina Cintra, a instituição surgiu com a missão de contribuir para a realização pessoal e profissional de jovens por meio de orientação e desenvolvimento das suas potencialidades. Desenvolve diversas atividades junto aos jovens nos programas Orientação Vocacional, Educação Complementar, Qualificação Profissional e Aprendiz Colmeia.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.