MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Colmeia oferece qualificação profissional para jovens

Instituição capacita jovens carentes para atuação nos segmentos de turismo, administrativo, bares e restaurantes

Renan Abbade
Publicado em 06/11/2014, às 12h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude realiza inscrições para o Programa Construção da Cidadania – Capacitação para o Primeiro Emprego, que engloba cursos de capacitação para que os jovens possam ingressar no mercado de trabalho, com foco no primeiro emprego.

Voltado para jovens com necessidade de gratuidade com ensino médio completo ou que estejam cursando em escola pública, o programa oferece quatro cursos para que os alunos possam atuar nos segmentos de turismo, administrativo, bares e restaurantes.

Além dos cursos serem gratuitos, a Colmeia também oferece material didático, lanche, certificado e mais chances de empregabilidade após a conclusão, pois a entidade possui parcerias com diversas empresas que podem contratar esses os alunos, inserindo-os no mercado de trabalho.

As inscrições podem ser realizadas na rua Marina Cintra, nº 97, Jardim Europa, na capital paulista; no site www.colmeia.org.br ou pelo telefone (11) 3881-1545.

Confira os cursos disponíveis:

- Bartender – Com carga de 200 horas, é voltado para jovens entre 18 e 35 anos. Aborda temas como ética profissional, cidadania, uso responsável do álcool, segurança no trabalho, direitos e deveres trabalhistas, elaboração de currículo e formação específica, que consta de aulas teóricas e práticas de coquetelaria, barista, mise en place, mixologia, flair, sommelier, tipos de chope e cerveja, cardápio e carta bar, além de serviço de bar e restaurante.

- Turismo – Além da formação básica de cidadania, ética e autoconhecimento, oferece conteúdos específicos de turismo, hotelaria, hospitalidade, atendimento ao cliente, sustentabilidade, patrimônio sociocultural, governança, serviços de bares e restaurante, alimentos e bebidas e higienização do material. O curso oferece também atividades externas como visitas culturais em museus, feiras, circuito do SPTuris e hotéis, que servem para complementar o conteúdo das aulas e ampliar o conhecimento dos alunos. Com carga de 320 horas, é voltado para jovens de 15 a 18 anos.

- Barista e cumin – Além de proporcionar o conteúdo básico, oferece conteúdos específicos de barista, com aulas teóricas e práticas sobre café, torra e moagem, formas de preparo, manuseio da máquina de café expresso, vaporização do leite e técnica de Latte Art. Além disso, há o conteúdo referente à área de cumim, que é o indivíduo responsável pelos serviços de bar e restaurante, que prepara a estação de trabalho e dá suporte ao garçom, faz montagem de mesa, limpeza e higienização dos utensílios, retirada do enxoval de mesa e reposição do couvert, entre outras atividades. Indicado para jovens com idade entre 15 a 18 anos, tem carga de 320 horas.

- Assistente administrativo – O curso prepara o jovem para enfrentar as questões do mundo do trabalho relativas a ética, comportamento, responsabilidade, trabalho em equipe, educação financeira, carreira, processo seletivo, além dos conteúdos específicos como atendimento ao cliente direto e indireto, elaboração de planilhas, arquivo, juros, porcentagem, livro-caixa, nota fiscal, pacote Office, além de outros conteúdos inerentes a rotinas administrativas. Com carga de 320 horas, atende jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Sobre a Colmeia
Fundada em 1942 pela educadora Marina Cintra, a instituição tem a missão de contribuir para a realização pessoal e profissional de jovens com orientação e desenvolvimento das suas potencialidades. Desenvolve diversas atividades junto aos jovens nos programas Orientação Vocacional, Educação Complementar, Qualificação Profissional, além do Aprendiz Colmeia.

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.