MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Começam contratações temporárias

Apenas quatro grandes empreendimentos da Capital e Interior de SP somam 3.500 vagas para o período. O cargo qu

Redação
Publicado em 21/09/2007, às 15h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Neste ano, ainda que de maneira tímida, muitos comerciantes da Capital e do Interior paulistas já vêm se antecipando e promovendo ações para reforço de estoque e de seus quadros de funcionários. Tudo para garantir um aumento significativo de vendas na época mais "gorda" do ano para o comércio.

Quem busca conseguir uma oportunidade de trabalho temporário para essa época já pode "arregaçar as mangas". É que os complexos comerciais dos shoppings Aricanduva e Interlagos, o Central Plaza Shopping (todos da Capital paulista), assim como o Maxi Shopping (de Jundiaí/SP), já fizeram um levantamento preliminar junto aos seus lojistas e acabam de divulgar suas estimativas de contratações para os próximos meses.

Mercado aquecido
Segundo levantamento da Asserttem - Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e do Trabalho Temporário, estima-se que apenas o Comércio gere, até o fim deste ano, cerca de 101 mil oportunidades de emprego temporário, número 10% superior ao registrado no ano passado, neste mesmo período. A associação prevê que a maioria das vagas (32%) estará concentrada no Estado de São Paulo. As demais oportunidades deverão seguir a seguinte distribuição: Rio de Janeiro - 15%; Rio Grande do Sul - 11%; Minas Gerais - 8%; Paraná - 7%; Santa Catarina - 5%; Bahia - 5%; Pernambuco - 4%; outros Estados (AM, CE, ES, GO, MS, PI, RN e SE) - 13%.

Ainda segundo a Assertem, os profissionais que se destacam em seu trabalho sazonal costumam ter a chance de trocar o contrato temporário por um efetivo, caso uma vaga esteja disponível em sua área de atuação. Para se ter uma idéia, 35% dos contratados foram efetivados apenas no ano passado. Boa parte daquelas vagas (13% das contratações totais, ou seja, 11.950 vagas) foi ocupada por jovens de 18 a 24 anos.

A entidade lembra que um trabalhador temporário possui os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários de um funcionário efetivo, como salário equivalente, jornada de oito horas, repouso semanal remunerado, férias proporcionais, 13º salário e proteção previdenciária. As exceções são aviso prévio e recebimento da multa de 40% sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mas o temporário demitido recebe indenização. O contrato temporário de trabalho pode ter duração máxima de 90 dias (renovável por mais 90), mas a assistência ao trabalhador independe da duração do contrato (ou seja, se é de 30 dias ou de apenas um).

Vagas
Na Capital paulista, o Centro Comercial Leste Aricanduva - que engloba os shopping centers Leste Aricanduva, Interlar Aricanduva e Auto Shopping Aricanduva - estima contratar 1.600 funcionários temporários para atuarem no final do ano. Já o Complexo Comercial do Shopping Interlagos (que engloba os shoppings Interlagos e Interlar Interlagos), com base nas contratações do ano passado, estima que seus lojistas contratem cerca de 1.000 profissionais temporários para o mesmo período.

Também baseado nas contratações realizadas no ano passado, o Central Plaza Shopping, que fica na Vila Prudente, prevê que praticamente todos os seus 240 lojistas contratem profissionais, gerando cerca de 500 novas oportunidades de emprego para quem busca uma ocupação provisória.Outras 400 vagas, em média, devem ser criadas no Interior do Estado pelos lojistas do Maxi Shopping Jundiaí, empreendimento que conta com 232 lojas e está localizado a 60 quilômetros de São Paulo.

Requisitos
Em geral, a maioria das vagas abertas pelos comerciantes neste período é dirigida aos cargos de Vendedor e/ou Atendente de Loja, mas sempre existem boas chances também para Empacotadores, Repositores, Vitrinistas, Estoquistas, Gerentes e Operadores de Caixa, dentre outros cargos. Além disso, as administrações de alguns shoppings costumam, também, reforçar seu efetivo neste período (em comparação aos meses normais), contratando mais Seguranças, profissionais para as áreas de Limpeza e Manutenção, além de Manobristas e funcionários de suporte.

Em muitos casos, o candidato às vagas de Vendedor e/ou Atendente de loja nem precisa ter trabalhado anteriormente na função mas, em caso contrário, a experiência contará pontos a seu favor. Muitos lojistas até preferem jovens sem experiência anterior pois, assim, podem ensinar seu próprio método de trabalho.

O mais importante é ressaltar que, para atuar no Comércio, o profissional precisa gostar muito de trabalhar com pessoas. Ele deve, necessariamente, ser simpático, alegre, dinâmico e estar sempre disposto a ajudar, além de ter o chamado "feeling" para vendas, ou seja, ser oportunista para descobrir exatamente o que o cliente precisa e oferecer o produto certo na hora mais adequada.

Outro requisito bastante exigido por lojistas de shoppings é a conclusão do ensino médio (antigo 2º grau). Se o interessado não tiver concluído este grau de escolaridade, que pelo menos esteja prestes a terminá-lo. É fundamental, também, ter disponibilidade de horário, pois no período de festas as lojas funcionam sempre até mais tarde e abrem todos os dias (inclusive aos domingos e feriados).

A média salarial destes profissionais pode variar muito e depende, basicamente, de alguns fatores como tamanho da loja, valor de porcentagem da comissão e local onde o shopping está situado.

Serviço:
Centro Comercial Leste Aricanduva: para se candidatar, o interessado deve acessar o site www.aricanduva.com.br e conferir na seção "Trabalhe Aqui" as vagas anunciadas pelos lojistas. Para a maioria delas pede-se que o currículo seja entregue pessoalmente na loja.  O Centro Comercial Leste Aricanduva está localizado na av. Aricanduva, 5.555, em São Paulo e funciona de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 10 às 20 horas, com estacionamento gratuito. Mais informações pelo telefone (11) 3444-2000;

Shoppings Interlagos e Interlar Interlagos: para candidatar-se basta entregar seu currículo (que fica à disposição do lojista para consulta), de segunda a sexta-feira, das 10 às 22 horas, na Central de Atendimento ao Cliente do Shopping Interlagos, que fica no Estacionamento Coberto 2, próximo à Central de Segurança. Quem preferir pode entregar o documento diretamente à gerência da loja de interesse. Os shoppings Interlagos e Interlar Interlagos ficam na avenida Interlagos, 2.255 - Jardim Consórcio, em São Paulo;

Central Plaza Shopping:para conferir quais lojas estão contratando pessoal é preciso visitar o empreendimento, pois as vagas estarão anunciadas diretamente nas vitrines. É sempre bom, neste caso, estar munido de seu currículo. O Central Plaza Shopping fica na Av. Doutor Francisco Mesquita, 1000 - Vila Prudente, em São Paulo;

• Maxi Shopping Jundiaí: para entregar seu currículo, o interessado deve dirigir-se diretamente às lojas do empreendimento, que fica na avenida Antônio Frederico Ozanan, 6.000 - Vila Rio Branco, Jundiaí-SP. Quem preferir pode encaminhá-lo para o e-mail maxiselecao@maxishopping.com.br.

Cristiane Navarro Vaz/SP

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Shop. de SP

Shop. de SP
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio
Faixa de salário:
Organizadora: www.saber.srv.br
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

20/09/2008 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.