MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Como as empresas podem promover o bem-estar físico e mental dos colaboradores

O bem-estar físico e mental dos colaboradores é essencial para o sucesso das organizações. Saiba como as empresas podem investir em iniciativas que contribuam para a qualidade de vida de seus profissionais

Como as empresas podem promover o bem-estar físico e mental dos colaboradores
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/02/2024, às 19h23

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O bem-estar físico e mental dos colaboradores é um tema cada vez mais relevante para as organizações, que buscam criar um ambiente de engajamento, produtividade e sustentabilidade. 

Segundo uma pesquisa global realizada pela Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida, o nível de bem-estar mental é médio ou ruim para 27% dos profissionais, sendo o trabalho o principal motivo (80% dos casos) diretamente ligado ao estresse (39%). Quando a saúde física é ruim (10%), o trabalho também é a causa (75% dos casos) devido à falta de tempo para se exercitar (42%) e preparar alimentos saudáveis (21%).

Os dados vêm de um levantamento com 5.595 profissionais entrevistados, que atuam em empresas de diferentes setores, em seis países, com o objetivo de compreender os comportamentos e expectativas dos colaboradores durante o expediente, especialmente neste momento em que há a intensificação das atividades presenciais em empresas de todo o mundo.

Diante desse cenário, as empresas precisam priorizar a qualidade de vida de seus colaboradores, promovendo um ambiente saudável, que aborde aspectos físicos, mentais e nutricionais. 

“A alimentação é a principal ferramenta que temos na Sodexo para ajudar nossos clientes a melhorar a saúde de seus colaboradores”, destaca Danielle Totti, vice-presidente de Estratégia, Marketing, Comercial e Performance da Sodexo On-site no Brasil.

A alimentação como aliada da saúde

No Brasil, a pesquisa revela que 31% diz não ter tempo para preparar opções de comida saudável, 23% apontam que não têm opções saudáveis e nutritivas no local de trabalho e 22% acabam tendo hábitos alimentares inadequados quando atuam remotamente. Neste cenário, muitas empresas optam por contratar serviços especializados em alimentação coletiva, que priorizam aspectos de saudabilidade e sustentabilidade.

Somado às soluções de alimentação saudável, por meio do programa Mais Saúde, a Sodexo oferece orientação nutricional indicando aos colaboradores qual a combinação adequada de vitaminas para impulsionar energia, memória e controle emocional. 

“Com uma visão holística, o "Mais Saúde" está expandindo a sua atuação, incluindo soluções complementares que abordam novos aspectos do bem-estar físico e mental”, complementa Danielle.

A transformação do ambiente de trabalho

Os dados da pesquisa também mostram que 24% dos colaboradores apontaram que o seu local de trabalho presencial não é ergonômico/adequado. Por isso, a transformação do ambiente precisa ser centrada nas pessoas para contribuir com o bem-estar frente às novas dinâmicas de trabalho. 

As soluções personalizadas de facility management podem ajudar na reorganização, arquitetura e design dos espaços, possibilitando que as organizações fortaleçam seus negócios e equipes, aprimorando a conexão dos colaboradores, a produtividade e a experiência.

Devido a intensificação da presença física no local de trabalho, as empresas precisam examinar de perto o seu impacto na saúde física e mental dos colaboradores, com especial ênfase na estrutura dos espaços, na alimentação e na experiência, que são fatores determinantes para o bem-estar. “Empresas visionárias entendem que funcionários saudáveis e felizes impulsionam o sucesso da organização. Um ambiente preparado para o futuro, que dá atenção à saúde física e mental dos profissionais está focado em uma abordagem centrada nas pessoas, permitindo interação, cuidado com o bem-estar, e disponibilização de espaços que promovam interações sociais e cada vez mais sustentáveis”, conclui Totti.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.