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Como se apresentar em entrevistas de emprego? Confira algumas dicas

Aprenda a se destacar em entrevistas de emprego com dicas do Indeed. Saiba como responder à pergunta “Fale mais sobre você” e impressione os recrutadores

Como se apresentar em entrevistas de emprego? Confira algumas dicas
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Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/07/2024, às 10h28

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Em entrevistas de emprego, seja para contratar um CEO ou um estagiário, é comum o candidato ouvir a seguinte frase: “Fale mais sobre você.” Este momento pode ser complicado porque, ao contrário de perguntas objetivas, uma pergunta ampla dá ao entrevistado a liberdade de abordar diversos tópicos, desde hobbies pessoais até qualificações profissionais. Saber o que priorizar e como se expressar de forma concisa pode ser a chave para garantir a vaga desejada.

Do ponto de vista dos recrutadores, essa pergunta é versátil e pode ser usada para quebrar o gelo no início da entrevista ou para encerrar de maneira mais descontraída, permitindo que o candidato mostre sua personalidade. 

Se apresentar bem faz toda a diferença. É uma maneira de demonstrar a capacidade de transmitir as mensagens certas e de forma clara. O ideal é não se prender a fórmulas; a ideia não é parecer um robô ou uma pessoa perfeita. O lado humano não pode ser deixado de lado durante o processo de seleção”, explica Lucas Rizzardo, Diretor de Vendas do Indeed no Brasil.

Para ajudar os candidatos, o Indeed selecionou as principais dicas para apresentações pessoais durante entrevistas de emprego:

1. Manter a vaga desejada em mente

Durante a entrevista, é essencial que o candidato se lembre da vaga ofertada e das habilidades obrigatórias para o cargo. Isso ajudará a guiar suas respostas, mantendo o foco e reforçando a compatibilidade com a posição. Se as experiências do entrevistado não são exatamente as esperadas para a função, estabelecer conexões entre elas e as competências exigidas será importante no processo. Muitas vezes, essa conexão pode ser melhor expressada no momento “Fale sobre você”, quando o candidato também pode falar de seu conhecimento sobre o cargo e a empresa para a qual está se candidatando.

2. Destacar experiências, habilidades e cargos anteriores

Reforçar habilidades e trabalhos anteriores é uma excelente maneira de começar a falar sobre si mesmo. Ao citar experiências, o candidato pode mostrar como elas o prepararam para assumir a vaga em questão. Não apenas vivências profissionais, mas trabalhos voluntários ou vivências relevantes também são válidas. Aqueles que se candidatam para uma posição mais sênior podem explicar como estão assumindo mais responsabilidades em seu papel atual. Para pessoas em transição de carreira e que precisam demonstrar novas competências, pode ser útil descrever como os conhecimentos já adquiridos se encaixam na nova oportunidade.

3. Citar exemplos ao falar de habilidades

É importante mencionar tanto habilidades técnicas quanto comportamentais, e os candidatos podem aproveitar isso ao máximo ao fornecer exemplos práticos. Focar em detalhes e resultados que podem ser quantificados é um diferencial nesse momento. Por exemplo, em vez de dizer “Eu aumentei a produtividade da equipe”, é preferível optar por “Eu aumentei a produtividade da equipe em 20% por meio de um novo software de gestão de projetos”.

4. Demonstrar personalidade

“Me conte sobre você” é sobre conhecer a outra pessoa, então é um bom momento para o candidato demonstrar mais sua personalidade, que também ajudará a quebrar o gelo. Não há problema em mencionar brevemente hobbies e atividades que a pessoa realiza fora do horário de trabalho, como leitura, música, trabalho voluntário ou esportes em equipe.

Dependendo do hobby, também pode revelar um desenvolvimento intelectual e destacar engajamento comunitário. Isso fornece uma prévia de como o entrevistado se relacionaria com potenciais colegas e com quem a parceria poderia impactar a produtividade e o espírito de equipe.

Compartilhar características pessoais ajuda a criar uma conexão com o recrutador. Afinal de contas, somos humanos e a entrevista não deve ser um processo robótico”, afirma Rizzardo.

5. Organizar as respostas

Alguns dos aspectos observados por quem conduz uma entrevista de emprego são habilidades de comunicação, facilidade de expressão, coerência das ideias e aplicação de uma linha de pensamento lógica. Falar sobre si mesmo é uma ótima oportunidade para demonstrar essas habilidades. Se o candidato não souber por onde começar, pode tentar criar uma linha do tempo e seguir uma sequência de presente, passado e futuro, detalhando sua posição atual e, depois, revisando sua trajetória profissional, do cargo mais recente ao mais antigo. Outra alternativa é pode começar pelo passado (formação), passar pelo presente (posição atual) e falar sobre o futuro (objetivos).

A ideia de responder a essa pergunta não é simplesmente repetir informações já mencionadas no currículo, mas destacar detalhes que podem ter sido esquecidos ou informações relevantes que não couberam no CV.

Não existe uma resposta correta para ‘Me conte sobre você’, mas as dicas ajudam a causar uma boa impressão ao focar em pontos relacionados à vaga, evitando clichês e explicando objetivos e ambições profissionais”, conclui o Diretor de Vendas do Indeed no Brasil.

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