MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Como se dar bem nos processos seletivos? Especialistas orientam para a entrevista

A participação em um processo seletivo vai muito além de apenas cadastrar o currículo nas páginas das empresas. Para ter destaque é preciso agir com confiança. Veja dicas para conseguir a sua vaga de empregos!

Como se dar bem nos processos seletivos? Especialistas orientam para a entrevista
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/07/2023, às 18h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Se você está em busca de uma oportunidade de emprego, sabe que não basta ter um bom currículo e experiência na área. É preciso também se preparar para enfrentar as etapas do processo seletivo, que podem incluir testes, dinâmicas e entrevistas. 

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como se sair bem nessas situações e impressionar os recrutadores.

+Instituto Ser+ abre processo seletivo para 30 vagas na área de tecnologia

A primeira coisa que você deve fazer é pesquisar sobre a empresa e a vaga que está concorrendo. Isso vai te ajudar a entender o perfil e as expectativas da organização, além de demonstrar interesse e conhecimento. Você pode buscar informações no site, nas redes sociais e em fontes confiáveis de notícias.

Em seguida, você deve revisar o seu currículo e destacar os pontos fortes que se relacionam com a vaga. Pense em exemplos concretos de como você aplicou suas habilidades e competências em situações anteriores, e como isso gerou resultados positivos. Esses exemplos podem ser usados para responder às perguntas comportamentais, que são muito comuns nas entrevistas.

Outra dica importante é treinar a sua comunicação verbal e não verbal. Você deve falar com clareza, objetividade e confiança, evitando gírias, vícios de linguagem e excesso de informalidade. Você também deve cuidar da sua postura, do seu contato visual e da sua expressão facial, transmitindo segurança e profissionalismo. Uma boa forma de treinar é fazer simulações com amigos ou familiares, ou até mesmo gravar um vídeo de si mesmo respondendo a perguntas típicas.

+NOVO processo seletivo do Mercado Pago oferta 42 vagas em São Paulo

Por fim, você deve mostrar entusiasmo e motivação pela vaga, mas sem exagerar ou parecer desesperado. Você pode fazer perguntas pertinentes sobre a empresa, o cargo e o processo seletivo, mostrando que está interessado em aprender mais. Você também pode agradecer pela oportunidade e pelo tempo dedicado pelos recrutadores, reforçando o seu interesse pela vaga.

+++Acompanhe as principais informações sobre Emprego e Estágio no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.