MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Como se preparar para uma entrevista de emprego: 5 dicas da Companhia de Estágios

Quer saber como se destacar em uma entrevista de emprego? Confira cinco dicas da especialista Jéssica Gondim, gerente de projetos da Companhia de Estágios, e aumente suas chances de conquistar a vaga dos seus sonhos

Como se preparar para uma entrevista de emprego: 5 dicas da Companhia de Estágios
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/12/2023, às 13h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Cada empresa conduz seus processos seletivos de uma forma única, conforme sua cultura e propósito. Mas, sem dúvida, há muitos pontos em comum entre os aspectos avaliados pelos profissionais de recursos humanos. Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho para chamar de sua, saiba que há diversas formas de potencializar o seu desempenho nesse momento decisivo para a sua carreira.

Confira cinco dicas abaixo da especialista Jéssica Gondim, gerente de projetos da Companhia de Estágios, empresa de recrutamento e seleção de jovens aprendizes, estagiários e trainees, para se preparar para as próximas entrevistas de emprego.

1. Tenha atenção plena nas entrevistas

Durante as entrevistas, dê o seu melhor. Esteja atento às explicações do recrutador sobre como será a dinâmica da conversa e todas as informações que forem compartilhadas. Coloque o celular em modo silencioso, evite olhar para os lados ou outras telas de computador e conecte-se de verdade com o recrutador. Aproveite bem cada oportunidade de interação com a empresa, assim você aumenta suas chances de aprovação. Conecte-se com essa oportunidade e mostre seu interesse em conquistá-la.

2. Participe em equipe

Se a entrevista for em grupo, evite atitudes individualistas como respostas longas, sobrepor a sua voz e dominar a conversa. Exponha suas opiniões e ideias, mas respeite o tempo de fala de cada participante e seja um bom ouvinte. Se notar que outro candidato é mais introvertido e apenas concorda com o que é dito, faça perguntas para facilitar que ele se exponha. Essa atitude será vista com bons olhos pelos recrutadores e falará muito sobre a sua habilidade de trabalhar em equipe, praticar empatia e até de liderança.

3. Anote suas dúvidas

Ao término das entrevistas, os recrutadores costumam abrir para perguntas e comentários. Para facilitar e não esquecer de nada, pode ser bacana anotar num papel os pontos que te chamaram a atenção ou gostaria de entender melhor. Evite usar o celular para isso, pois pode parecer que você está lendo mensagens ou distraído. Essas anotações também ajudam você a ficar mais atento ao que está sendo falado, fazer perguntas mais interessantes e ter um rendimento melhor nesse final.

4. Seja você mesmo

Durante processos seletivos, você irá interagir com profissionais de recursos humanos, gestores e outros candidatos. Lembre-se de tratar todos com a mesma cordialidade e respeito. Não é porque um futuro líder entrou na sala que você deve se posicionar de uma forma diferente ou focar a sua atenção apenas nele. Haja com naturalidade e tenha a mesma postura sempre. Todos os presentes estarão atentos a sua postura e tenha certeza de que oscilações de comportamento serão observadas.

5. Cuide do seu networking

As empresas se relacionam com muitos candidatos até encontrar um que dê o “match” perfeito com cada vaga. Isso significa que você pode não ser aprovado num processo seletivo, mas um recrutador pode lembrar de você para uma futura oportunidade que seja mais alinhada com o seu perfil profissional. Com isso, é importante cultivar boas habilidades de relacionamento, inclusive com outros candidatos que, por terem objetivos parecidos com os seus, podem se tornar um dia seus colegas de trabalho e até clientes.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.