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Comunicação é a habilidade mais valorizada por empresas, revela Gupy

Levantamento da Gupy mostra que Comunicação lidera as habilidades mais pedidas por empresas na hora da contratação. Confira os detalhes e as tendências para 2025

Comunicação é a habilidade mais valorizada por empresas, revela Gupy
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Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/10/2024, às 09h09

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O mercado de trabalho brasileiro passa por grandes transformações, impulsionadas por fatores como a digitalização acelerada, mudanças no comportamento dos clientes e o cenário pós-pandemia. 

Entre julho de 2023 e junho de 2024, essas mudanças impactaram diretamente as contratações, com uma crescente valorização de habilidades técnicas e comportamentais. Entre as habilidades mais solicitadas, Comunicação lidera com 14,5%, seguida por Pacote Office (12,8%) e Excel (11,7%). Outras competências técnicas como Atendimento ao Cliente (5,9%) e Power BI (3,1%) também figuram no topo das demandas.

Segundo Guilherme Dias, cofundador da Gupy, os dados expostos no Relatório de Tendências de Empregabilidade para 2025 refletem a busca das empresas por profissionais capazes de navegar tanto pelo mundo digital quanto pelas interações humanas. 

Estamos observando uma valorização crescente das habilidades de relacionamento, como comunicação e atendimento ao cliente, enquanto ferramentas digitais como Excel e Power BI continuam sendo indispensáveis para a análise de dados e a tomada de decisões estratégicas. Esse equilíbrio entre competências interpessoais e técnicas reflete a busca das empresas por profissionais versáteis e preparados para os desafios do mercado atual", explica.

Para ele, com a chegada da Inteligência Artificial (IA), muitas atividades rotineiras estão sendo automatizadas, exigindo que os profissionais se adaptem e desenvolvam novas habilidades, principalmente aquelas que envolvem o pensamento analítico e a criatividade. Essas mudanças são confirmadas por uma pesquisa global da McKinsey, que aponta que 43% das empresas já enfrentam lacunas de habilidades, e 44% preveem enfrentar desafios semelhantes nos próximos cinco anos.

O grande ponto para o executivo é o desenvolvimento de habilidades sociais, que podem destacar o profissional, já que ainda é um desafio. Dias observa que “o aprimoramento de habilidades comportamentais requer investimento contínuo de tempo e recursos financeiros, além de uma cultura organizacional que estimule o desenvolvimento humano.

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O modelo de trabalho afeta as habilidades buscadas?

O Relatório de Tendências da Empregabilidade para 2025, desenvolvido pela Gupy, mostra que diferentes modelos de trabalho exigem também habilidades diferentes.

Habilidades pedidas para vagas presenciais:

  • Gestão de Processos: 24,3%
  • Estratégias de Comunicação: 22,6%
  • Folha de Pagamento: 10,2%
  • Entrega Contínua: 5,5%
  • Gestão e Liderança: 4,1%

Podemos observar que, no contexto de vagas presenciais, as empresas valorizam fortemente habilidades que garantem a eficiência operacional e a coordenação entre equipes, como gestão de processos e estratégias de comunicação. Isso indica uma preferência pelo ambiente físico para atividades que demandam uma interação mais dinâmica, além de destacar que, apesar dos avanços em automação, o papel humano permanece essencial na execução e gestão contínua de operações críticas”, afirma Dias.

De acordo com o executivo, a presença da folha de pagamento entre as habilidades mais exigidas indica que áreas administrativas e de controle de pessoal ainda resistem à total automação. As estratégias de comunicação e a liderança, por sua vez, demonstram que o trabalho presencial requer mais do que habilidades operacionais; ele também demanda profissionais que saibam fomentar a colaboração e construir relações interpessoais, que são facilitadas pelas interações físicas no ambiente de trabalho.

Habilidades pedidas para vagas híbridas:

  • CRM: 30%
  • Leituras de Dashboards: 16,4%
  • Analytics: 8,3%
  • Projetos de Tecnologia: 7,5%
  • Figma: 4,7%

“Já nas posições híbridas, o relatório destaca uma transição clara para a digitalização das atividades, com ênfase em ferramentas como CRM (para gestão de relacionamento com o cliente) e leitura de dashboards. Juntas, essas habilidades representam quase metade das demandas, mostrando que as empresas estão em busca de profissionais capazes de atuar com flexibilidade entre o mundo físico e o digital, com uma forte capacidade analítica e de interação com clientes e dados”, pontua o CMO da Gupy.

Conforme o executivo, uma novidade no levantamento deste ano é a presença de novas ferramentas entre as habilidades mais exigidas, especialmente em setores criativos e de desenvolvimento de produtos. É o caso do Figma, uma ferramenta colaborativa de design, que pode apontar para a necessidade crescente de colaboração virtual, complementando os momentos presenciais de brainstorming e execução em equipe.

Habilidades pedidas para vagas remotas:

  • JavaScript: 28,9%
  • Marketing e Produtos Digitais: 15,3%
  • Ferramentas SQL: 10%
  • Vendas: 7,6%
  • Kanban: 5,7%

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