MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Confira 7 dicas para iniciar 2022 com emprego novo

O início de ano é conhecido por ser positivo em contratações e muitas empresas escolhem esse período para dar início a novos projetos

Emprego novo
Emprego novo - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 05/01/2022, às 11h39 - Atualizado às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

2022 chegou e muitos profissionais estão em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho. Afinal, o esse período é conhecido por ser positivo em contratações e muitas empresas escolhem os primeiros meses para dar início a novos projetos. Para Leonardo Casartelli, diretor de marketing do portal de vagas Empregos.com.br, o cenário é propício para quem deseja iniciar o ano com emprego novo!

"Janeiro é tradicionalmente um mês que se abrem muitos processos seletivos, principalmente em grandes empresas. Esperamos que 2022 seja ainda mais positivo. A tendência é que após esses quase dois anos de retenção, as empresas voltem a contratar para reestruturar seu quadro de colaboradores e haja a abertura de novos empreendimentos. Para aproveitar o aquecimento do mercado é preciso começar a se preparar desde já", avalia.

Diante das oportunidades, o especialista listou 7 dicas para ajudar quem busca sua primeira oportunidade, se recolocar no mercado ou até mesmo mudar de emprego neste início de ano. Confira!

1) Defina seus objetivos

Antes de tudo, para começar o ano com emprego novo, é preciso entender qual é o seu momento atual e qual cargo você almeja. No curto prazo, o que deseja agora, mas também para a progressão de carreira: aonde eu quero chegar? A partir disso, mapear quais cargos podem ser interessantes para você, quais empresas tem uma aderência maior com o seu perfil e quais vantagens competitivas você tem perante os outros candidatos. "Isso ajuda no planejamento e é muito importante ser dito durante as entrevistas. Hoje os recrutadores buscam pessoas que não fiquem estagnadas e estejam sempre buscando crescimento. Então é importante deixar claro qual é seu objetivo, onde você quer estar e o que vai fazer para chegar lá", diz o especialista.

2) Fique de olho no mercado

Em qualquer crise existem setores que se destacam e continuam crescendo. Neste momento, por exemplo, empresas de varejo tradicional, varejo offline e produção industrial estão com uma alta demanda por profissionais. Essa também é uma época em que grandes companhias abrem vagas e processos seletivos, muitas vezes são aqueles programas com ofertas em todos os níveis hierárquicos, desde níveis operacionais, estágio e trainee, até cargos de coordenação, gerência e executivo. Fique de olho em quais são esses segmentos e invista neles na hora de buscar sua vaga.

3) Atualize seu currículo

Após definir o cargo e as empresas de seu interesse, atualize o seu currículo. Inclua toda informação relevante sobre suas últimas experiências e os cursos que fez durante a pandemia. Esse documento é a porta de entrada para o mercado de trabalho, por isso é necessário investir um tempo na sua atualização para que todos os dados estejam corretamente preenchidos. Para aqueles que não possuem experiência, inclua o seu histórico escolar e aposte nas suas competências. Já para quem atua em áreas ligadas à produtividade e criatividade, a dica é criar um portfólio, uma compilação de materiais desenvolvidos pelo profissional, que demonstra suas habilidades, qualificações e experiências. "É uma forma de valorizar projetos que demonstram o seu potencial e driblar as dificuldades que o mercado impõe para quem está tentando entrar agora", explica Leonardo.

4) Utilize a tecnologia a seu favor

A internet já pode ser considerada como o canal mais efetivo para buscar uma oportunidade de trabalho. Vale a pena ficar atento às plataformas desenvolvidas especialmente para conectar empresas e candidatos. Por meio delas, é possível realizar a candidatura de maneira rápida a centenas de vagas, receber notificações de novas oportunidades abertas e acompanhar o seu currículo nos processos seletivos. Além disso, muitos desses canais oferecem cursos online que podem enriquecer o seu currículo e chamar a atenção dos recrutadores.

5) Atenção aos requisitos

Na hora de buscar vagas, concentre-se naquelas que você de fato pode ocupar por atender aos requisitos do cargo e da empresa. Quando você se inscreve para ofertas que correspondem às suas demandas, a sua jornada rumo a um novo emprego se torna muito assertiva. Vale lembrar que os profissionais devem estar preparados para as novas exigências do mercado, especialmente no que diz respeito a soft skills. "Recomendo que inicie a leitura da descrição da vaga pelos requisitos e, caso atenda pelo menos à maioria, prossiga para a descrição das atividades e responsabilidades. Se entender que consegue cumprir com as tarefas propostas, então prossiga com a candidatura", orienta o executivo.

6) Cultive seu networking

A rede de contatos, também chamada de networking, pode ser considerada como um dos pilares da busca por um emprego novo. Muitas oportunidades surgem quando conversamos com ex-colegas de trabalho ou curso. Isso faz com que as pessoas saibam que você está procurando emprego e lembrem do seu nome quando tiverem que indicar alguém para uma vaga. "Se for o caso, você pode pedir para alguém com quem já trabalhou diretamente fazer um depoimento em rede social ou colocar o contato dela como referência no currículo", afirma.

7) Se prepare para as entrevistas

Por fim, tenha em mente que assim que o currículo é enviado, a entrevista pode acontecer a qualquer momento. Aproveite o tempo em que está buscando por uma oportunidade para pesquisar sobre as empresas que estão no seu radar de interesse. Entender o que elas estão buscando e se manter informado sobre a área de atuação, é uma vantagem competitiva. "Melhor do que atirar para todo lado, é entender qual cargo deseja e em qual empresa. Às vezes, o candidato encontra alguma novidade no mercado ou estuda sobre um assunto com antecedência e chega no processo seletivo melhor preparado em relação aos concorrentes", finaliza.

Se você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, seja uma vaga de emprego, estágio ou trainee, fique ligado no site do JC Concursos! Na editoria de empregos, publicamos diariamente diversas notícias sobre processos seletivos, dicas de carreira e muito conteúdo sobre empregabilidade para trabalhadores de todos os níveis de escolaridade e de todo o Brasil. O JC ainda dispõe de uma página exclusiva com informações sobre empresas da iniciativa privada com vagas abertas no momento.

Siga o JC Concursos no Google Newsempregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.