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Confira as áreas mais difíceis de preencher vagas no mercado de trabalho

Apesar da melhora gradual na criação de vagas no país, muitos empregadores ainda enfrentam dificuldades para encontrar profissionais

vagas emprego
vagas emprego - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 21/09/2021, às 09h51 - Atualizado às 10h14

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De acordo com dados divulgados recentemente pelo IBGE, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,1% no 2º semestre de 2021, mas ainda atinge 14,4 milhões de brasileiros. Apesar da melhora gradual na criação de vagas no país, muitos empregadores ainda enfrentam dificuldades para encontrar os profissionais que procuram. É o que revela uma pesquisa inédita realizada pelo portal de vagas Empregos.com.br. Confira!

O levantamento apontou alguns dos cargos mais difíceis de preencher atualmente no mercado de trabalho são: programador JavaScript, técnico de rádio e TV, técnico de equipamentos médicos, professor de artes cênicas, médico legista, cinegrafista, agente esportivo e gerente de marketing, que levam em média 120 dias para serem preenchidas.

"Um dos fatores determinantes que dificulta para que os recrutadores encontrem esses profissionais é a qualificação. Muitas dessas vagas exigem uma combinação de habilidades técnicas avançadas, educação especializada e alto nível de conhecimento, o que torna a busca mais demorada", afirma Leonardo Casartelli, diretor de marketing do Empregos.com.br.

Por outro lado, a pesquisa também revelou quais são as áreas ocupadas com mais facilidade, visto que algumas delas não demoram nem uma semana para serem preenchidas. São elas: auditor externo, auxiliar de merchandising, designer de acessórios, enfermeiro(a), fiscal de ônibus e especialista em e-commerce.

"Seja por ter mais profissionais formados no mercado ou por exigir menos qualificações, algumas vagas são preenchidas com mais facilidade e ficam pouquíssimo tempo abertas. Vale destacar que nesses casos, isso acontece por uma grande concorrência e que para ganhar destaque em meio aos outros candidatos, a especialização e a aprendizagem contínua são grandes aliados", garante Leonardo.

Em relação aos setores, a pesquisa revelou que as áreas de agro-indústria/pecuária/pesca e segurança patrimonial estão entre os ramos mais fáceis de encontrar profissionais e, consequentemente, vagas de serem peenchidas.  

Setores com áreas mais fáceis de serem preenchidas:

  1. Agro-indústria/pecuária/pesca
  2. Segurança Patrimonial
  3. Bancário
  4. Recursos Humanos
  5. Serviços

Setores com áreas mais difíceis de serem preenchidas:

  1. Comércio Exterior
  2. Arquitetura e Decoração
  3. Petroquímico
  4. Mineração
  5. Eletrônica

Dica: saiba como montar um currículo atrativo

Muitos candidatos são vetados para uma vaga de emprego, estágio ou trainee muito antes de chegar na entrevista com o recrutador. Um dos motivos mais comuns para essa desclassificação prematura é um currículo pouco atrativo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter um currículo vencedor.

Um resumo conciso de suas qualificações e experiências pessoais, abaixo das suas informações de contato, oferece aos empregadores uma visualização rápida e resumida de suas principais habilidades e ambições de trabalho. Geralmente, é o primeiro lugar que o recrutador olha quando pega um currículo na mão, portanto, detalhe suas realizações e qualificações de maneira objetiva.

Outra dica é corresponder a descrição da oportunidade, tentando utilizar adjetivos que sejam semelhantes aos utilizados no anúncio da vaga. Por exemplo, se o empregador dá prioridade para alguém com “capacidade de liderança eficaz”, certifique-se de demonstrar isso na primeira parte de seu currículo, utilizando o espaço destinado ao resumo profissional e características pessoais.

Além disso, não adianta enfatizar seus triunfos profissionais no currículo se você não terá como comprová-los posteriormente. Ao listar suas realizações, a recomendação é ter em mente que o que realmente impressiona os empregadores são os números. Exemplificando, se o candidato puder ilustrar suas conquistas com fatos e números, ou seja, descrever o quanto de receita que trouxe para o negócio naquele ano ou como clientes aumentaram seu investimento na marca, faça com objetividade.

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