Segundo pesquisa da Abrasel, a Copa do Mundo vai gerar ainda mais empregos temporários em bares e restaurantes
Durante o final do ano, o comércio movimenta o mercado de trabalho devido às compras do Black Friday e Natal, porém, em 2022 teremos mais um grande evento que promete aumentar ainda mais as vendas e por consequência, aumentar o número de contratações temporárias. A Copa do Mundo do Qatar deve movimentar o país em várias áreas, principalmente no comércio e setores de serviços, como restaurantes e bares.
É o que aponta a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que mostrou que 45% dos bares e restaurantes do país pretendem contratar novos funcionários até o final do ano devido a Copa do Mundo, que acontecerá entre novembro e dezembro deste ano, no Qatar. Ainda de acordo com a Abrasel, 25% dos estabelecimentos já contrataram novos funcionários.
Segundo o levantamento, 63% dos restaurantes e bares querem contratar por causa do aumento da demanda devido aos eventos. 11% querem mais funcionários para aumentar os negócios e 25% falaram que precisam readequar o quadro de funcionários para se adaptar ao cenário pós-pandemia. Além disso, os cargos com mais anúncios são para auxiliar de cozinha (59%), garçom (55%) e atendente (49%).
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) também espera um crescimento de quase 8% no faturamento em relação a copa de 2018 que aconteceu na Rússia. A CNC estima R$ 1,48 bilhão em vendas em relação a copa, na última o movimento foi de 1,37 bilhões.
LEIA TAMBÉM
Este ano os jogos da Copa do Mundo serão durante horário comercial, então fica a dúvida se o trabalhador vai poder folgar durante os jogos. A resposta para esta pergunta é não. As leis trabalhistas não preveem obrigação da empresa em dar folga ou dispensar os funcionários durante os jogos, porém é possível negociar as folgas ou uma jornada mais curta.
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.