MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

É esperado a abertura de mais 500 mil vagas temporárias no segundo trimestre deste ano

É estimado que o Dias das Mães impulsione a contratação de vagas temporárias. O setor da indústria é onde vão surgir mais oportunidades

Dia das mães deve impulsionar as contratações
Dia das mães deve impulsionar as contratações - Freepik
Victoria Batalha

Victoria Batalha

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/04/2023, às 09h52 - Atualizado às 09h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a aproximação de mais uma data comemorativa importante para o comércio, agora o Dia das Mães que acontece no próximo mês, aumenta a contratação de trabalhadores temporários. Conforme os dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), é esperado que no segundo trimestre deste ano sejam criadas 530 mil postos de emprego temporário no Brasil.

Mesmo com o grande número, é menor em relação a mesma época do ano passado, com uma diminuição de 3%. No segundo trimestre de 2022 foram criadas 547.540 oportunidades temporárias. 

Um dos motivos que está causando esse aumento agora é exatamente o Dia das Mães, sendo uma excelente oportunidade para quem busca uma nova fonte de renda ou quer uma nova oportunidade dentro do mercado de trabalho

+++ Entenda porque você deve investir em trabalho temporário

Setores com mais oportunidades

De acordo a Asserttem, os setores que vão realizar mais contratações será na indústria, com 60% de abertura de vagas. Em segundo lugares aparece serviços com 25%, abrindo espaço para cuidados pessoais, restaurantes, padarias, assistência técnica e veículos. Em terceiro será no comércio com 15%, nas áreas de vestuários, calçados e acessórios. 

Sobre os salários dos temporários, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC) apontou que teve um aumento de 2,5% nos pagamentos em comparação com 2022, agora a média é de R$ 1.626, anteriormente era de R$ 1.587.

O preparo para um processo seletivo de uma vaga temporária é o mesmo para uma vaga efetiva, por isso os interessados devem se preparar da mesma forma, pesquisando sobre a empresa, vaga e funções, principalmente porque pode ocorrer uma efetivação ao final do contrato.

Além disso, os trabalhadores temporários também recebem a segurança da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), porém, sem o direito de receber aviso prévio ou a multa de 40% do FGTS. O contrato deve durar no máximo 180 dias, sendo consecutivos ou não, mas se houver necessidade o prazo pode ser prorrogado para mais 90 dias, totalizando 270 dias. 

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.