MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Educação corporativa é relevante para 97% das pessoas, mas empresas ainda não investem nela

Saiba por que a educação corporativa é fundamental para profissionais e empresas, e como a Unico está revolucionando o acesso à qualificação com o Unico Skill

Educação corporativa é relevante para 97% das pessoas, mas empresas ainda não investem nela
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/09/2023, às 12h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O aprendizado pela experiência prática é sempre muito relevante na carreira e na busca por melhores oportunidades no mercado. Mas o diploma do ensino superior e mesmo especializações ainda são muito valorizados por profissionais e empresas. Portanto, a educação corporativa é fundamental para a evolução profissional. 

Contudo, o Mapa do Ensino Superior no Brasil de 2023, feito pelo Semesp, órgão que representa as entidades de ensino superior privado, mostra que essas conquistas educacionais ainda são um sonho muito distante para grande parte dos brasileiros. Pelos dados, menos de 30% dos alunos que entraram na universidade em 2017 concluíram seu curso. O principal motivo dessa evasão, segundo o estudo, é econômico.

A taxa de inadimplência no ensino superior no Brasil também cresceu, atingindo 30,2% em 2022, segundo pesquisa da empresa Linx. O índice é o maior desde 2019.

Na sequência, os cursos livres, técnicos e profissionalizantes seguem com 26,12% de inadimplência. Sendo o Brasil um dos países com menor renda per capita do mundo, ocupando a 85ª posição, percebe-se que essa realidade de equilibrar renda e educação é ainda mais desafiadora. Para se ter uma ideia, a educação é o sexto maior gasto das famílias brasileiras, comprometendo cerca de 5,4% da renda, conforme dados do IBGE.

A importância da Educação Corporativa

Na trajetória de muitos profissionais, acabam sendo as empresas as principais responsáveis pela oferta de cursos técnicos e outros voltados à qualificação de colaboradores. Segundo pesquisa da MindMiners, o auxílio educação aparece como o segundo benefício mais desejado, principalmente por aqueles que trabalham em indústrias, atrás apenas de benefícios que atendam necessidades básicas como alimentação e saúde.

Pensando em ampliar o acesso e estimular mais empresas a investirem em educação e no aprimoramento de seus colaboradores, a Unico oferece um benefício educacional que reúne as principais instituições de ensino. Trata-se do Unico Skill, que permite aos colaboradores o acesso ilimitado aos mais diversos cursos por meio de uma mensalidade fixa paga pela empresa.

"O país investe cerca de 4,5% do seu PIB em educação. Ainda assim, há uma grande pressão por parte de empresas e empregados quanto à necessidade de qualificação e o consequente autofinanciamento em relação aos estudos. Diante desse cenário, temos como meta fazer com que as empresas gastem melhor seus orçamentos de Treinamento e Desenvolvimento, através do Unico Skill, impulsionando também o avanço dos índices da educação do próprio país", explica Silvia Andrade, Diretora Comercial e de Marketing na Unico.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mundo do trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiostrainees

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.