Exame

Encceja 2019: provas serão aplicadas em agosto

A prova é aplicada para jovens e adultos que não se formaram na idade correta e que querem pleitear um diploma de ensino fundamental ou de ensino médio

5,00(100.0%)1 voto(s)

Douglas Terenciano
Publicado em 17/06/2019, às 15h07 - Atualizado às 15h10

None

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2019) no dia 25 de agosto (domingo) para todos aqueles que se inscreveram. O prazo foi encerrado no dia 31 de maio.

É importante informar que quem chegou a se inscrever no ano passado (Encceja 2018), mas não compareceu ao local de prova e deseja participar em 2019 precisou justificar a ausência entre 15 e 24 de abril. O Inep solicitou documentos que comprovem o motivo da ausência. O edital foi publico em abril, com mais detalhes sobre o procedimento.

Calendário Encceja 2019

  • Justificativa de ausência na prova de 2018: de 15 a 24 de abril
  • Divulgação do edital: em abril
  • Inscrições: de 20 a 31 de maio
  • Data da prova: 25 de agosto

A prova é aplicada para jovens e adultos que não se formaram na idade correta e que querem pleitear um diploma de ensino fundamental (a partir dos 15 anos) ou de ensino médio (a partir de 18 anos). A participação é gratuita e voluntária.

Vale ressaltar que não basta fazer o exame para conseguir os documentos. É necessário atingir um patamar mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento exigidas no Encceja, e de 5 pontos na redação.

Sobre Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

O exame oferece certificação para as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Até 2016, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também tinha essa função, mas desde o ano passado os objetivos das provas foram desagregados.

encceja

Comentários

Mais Lidas