Está procurando emprego? Então confira 6 perguntas clássicas de uma entrevista de emprego e saiba como respondê-las adequadamente
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 09/03/2022, às 08h51 - Atualizado às 09h12
O desafio de superar os demais concorrentes durante uma entrevista de emprego fica cada vez mais acirrado. Quem está fora do mercado de trabalho por um longo período tende a sentir ainda mais esse peso, já que é comum afetar a autoestima e a confiança desses profissionais. Além disso, nunca saberemos exatamente quais serão as temidas perguntas de um recrutador durante a entrevista de emprego. Mesmo com essa incognita, você já está preparado para esse momento?
Vamos lá! Responda rápido: quantas vezes já lhe perguntaram “onde você se vê daqui a cinco anos”? Provavelmente a sua resposta seja, no mínimo, uma vez. Isso porque, independentemente da profissão, do cargo pretendido, nível de escolaridade ou experiência do profissional, algumas questões estarão sempre presentes em uma entrevista de emprego. Acredite: não é por acaso.
De acordo com a psicóloga e analista de Recrutamento e Seleção da DISYS Brasil, Fernanda Araújo, existem sim motivos bem pertinentes por trás das perguntas mais frequentes em entrevistas. “Por mais que pareça repetitivo ouvir sempre as mesmas indagações, é importante saber que há uma razão para o recrutador fazê-la e nem sempre ela é óbvia”, afirma. A seguir, ela compartilha algumas dessas razões e, ainda, ensina a melhor forma de responder às perguntas clássicas.
Confira 6 perguntas clássicas de uma entrevista de emprego e saiba como respondê-las adequadamente.
LEIA TAMBÉM
Objetivo do recrutador: Mais do que, logicamente, entender os pontos fortes do candidato, o recrutador quer entender o nível de autoconhecimento do candidato.
Como responder: “É importante que o candidato seja sincero em destacar os seus pontos fortes e destaque pelo menos três que julga serem relevantes para a oportunidade. Cite também um exemplo de uma situação profissional onde algum desses pontos se destacaram."
Objetivo do recrutador: Verificar se a oportunidade está alinhada com os objetivos de carreira do candidato e também qual o nível da sua ambição profissional.
Como responder: “O candidato precisa traçar as suas metas e objetivos profissionais antes da entrevista e, durante a entrevista, apresentá-los de forma clara. Uma outra maneira de estruturar esses objetivos é de acordo com a oportunidade pretendida. Por exemplo, se questione sobre o que espera da oportunidade e onde essa oportunidade pode levá-lo.”
Objetivo do recrutador: Conhecer mais o candidato e entender o que ele considera uma conquista profissional.
Como responder: “Pode ser alguma sugestão que trouxe para o ambiente profissional e promoveu melhorias para o departamento, pode ser algo que fez e otimizou tempo, facilitou algum processo, ou uma contribuição sua que ganhou destaque em determinado projeto. Importante pensar na sua conquista com antecedência.”
Objetivo do recrutador: Identificar quanto o candidato analisou a oportunidade, se é aderente às suas experiências e também ao seu momento profissional.
Como responder: “Verifique se a oportunidade, de fato, condiz com as suas experiências. Relate durante a entrevista essas experiências de forma clara, aprofundando pontos que acredita serem importantes e também detalhando vivências que estão de acordo com o escopo da oportunidade. No caso de um primeiro emprego, analise se está aderente ao que almeja e destaque pontos pessoais que acredita serem importantes para realizar determinada função.”
Objetivo do recrutador: Entender um possível indicativo do que geralmente o faz buscar novas oportunidades no mercado.
Como responder: “Vários fatores podem fazer com que o profissional avalie novas oportunidades Muitas vezes pode ser a questão salarial, interesse em crescimento, adquirir novos conhecimentos, entre outros. Não há uma resposta ‘certa’, mas é preciso que haja sinceridade e também ética em não expor negativamente o atual/antigo empregador.”
Objetivo do recrutador: Entender se o candidato pesquisou sobre a empresa, se sabe o que o atrai e também se os valores estão alinhados com os seus.
Como responder: “É de extrema importância que o candidato pesquise sobre a empresa/cliente antes da entrevista. Parece óbvio, mas muita gente chega na entrevista sem saber o core business, por exemplo. Essa pesquisa prévia e fundamental vai ajudar o profissional a identificar pontos interessantes para levantar durante a entrevista - e responder a pergunta acima. Por exemplo, a política de feedback constante, o modelo home office, os valores familiares da empresa, entre outras.”
+++ Se você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, seja uma vaga de emprego, estágio ou trainee, fique ligado no site do JC Concursos! Na editoria de empregos, publicamos diariamente diversas notícias sobre processos seletivos, dicas de carreira e muito conteúdo sobre empregabilidade para trabalhadores de todos os níveis de escolaridade e de todo o Brasil. O JC ainda dispõe de uma página exclusiva com informações sobre empresas da iniciativa privada com vagas abertas no momento.
Siga o JC Concursos no Google NewsempregosMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.